Artes Visuais e Performativas

Quatro espetáculos de Natal que não vais querer perder

Chegámos ao último mês de 2022, o que significa que se aproxima a melhor época do ano e que está na hora de entrares no espírito natalício!

Com o Natal à porta, passear e aproveitar a cultura portuguesa é o plano perfeito para descansar depois de uma época de trabalho e estudo intensa. Por isso, trago-te quatro espetáculos que podes assistir até janeiro do próximo ano.

O Feiticeiro de Oz

Fonte: O Feiticeiro de Oz no Gelo

O Feiticeiro de Oz no Gelo é um espetáculo com música, dança, teatro, patinagem no gelo, tecnologia e magia organizado pela pela narrativa digital AM Live. Está em cena de 26 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, na AM Arena, no MAR Shopping Matosinhos, que encerra nos dias 5, 12, 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

O espetáculo conta com a presença de Miguel Cristovinho, vocalista dos D.A.M.A., e Rita Redshoes. É a estreia de ambos na representação e logo com um desafio que inclui música, acting, dança e patinagem no gelo. Os dois artistas darão vida às personagens Feiticeiro de Oz e Glinda, respetivamente. Fazem ainda parte do elenco vários artistas com enorme experiência em teatro musical, entre eles os patinadores internacionalmente premiados Filipe Galego e Diogo Craveiro.

O espetáculo tem como objetivo apelar à autoestima enquanto fator essencial na promoção da saúde mental dos mais novos.

Circo Coliseu do Porto Ageas

Fonte: Porto.pt

O Circo Coliseu do Porto Ageas é um espetáculo de magia e música ao vivo que mostra o que as artes circenses têm de mais fantástico. Este ano, usufrui de uma temática especial: todos estão vestidos como se estivessem dentro de um videojogo.

Os espetáculos decorrem de 8 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 no Coliseu do Porto e contam com várias sessões descontraídas em diferentes horários. Estas são sessões mais acolhedoras em que o barulho e a movimentação do circo se tornam diferentes. Destinam-se a todas as pessoas, mas especialmente a pessoas com autismo e com deficiências sensoriais ou de comunicação, bem como a famílias com bebés.

Este circo fala-nos, de um modo divertido, sobre a procura de um lugar de pertença, um lugar de liberdade, onde independentemente de todas as nossas diferenças e do que somos ou do que queremos ser conquistamos somente uma voz e uma comunidade.

A Nova Cinderela no Gelo

Fonte: Instituto São José

A Nova Cinderela no Gelo é um espetáculo com música, dança, humor e magia, com uma nova Cinderela que representa o empoderamento e a força da mulher. Os espetáculos decorrem de 1 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, com sessões às 11h, 15h e 18h, na tenda exterior do Centro Comercial Alegro Alfragide, em Lisboa.

A cantora Carolina Deslandes interpreta o papel de Cinderela no musical. O elenco principal conta, ainda, com a participação da cantora Irma e de Maria Prata, também no papel de Cinderela.

O musical promete apresentar uma “protagonista empoderada, longe da princesa tradicional”. A história desta obra é uma adaptação da narrativa tradicional da Disney. Nesta versão, o príncipe também organiza um baile para encontrar uma princesa com quem se casar, mas, desta vez, Cinderela tem outras ambições: cantar e mostrar o seu talento ao mundo.

Shrek: O musical

Fonte: ArtFeist

Shrek: O Musical é um musical animado que se baseia no filme de animação original da Dreamworks e no livro de William Steig, e promete transformar uma das salas de espetáculos mais emblemáticas de Lisboa num divertido pântano. Tal como nas obras originais, conta a história das aventuras de Shrek e do seu melhor amigo, Burro, com a missão de libertar a princesa Fiona, pela qual se apaixona.

Os espetáculos decorrem de 26 de novembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, em diversos horários e sessões no Parque Mayer, em Lisboa.

É um espetáculo patrocinado pela Nobre e promovido pela Yellow Star Company, e é encenado pelo escritor Paulo Sousa Costa. O seu elenco conta com o ator Luís Pacheco e mais de uma dezena de artistas. O principal objetivo desta peça é aproximar as famílias e ajudar a despertar o interesse dos portugueses pela cultura em geral e pelo teatro em particular.

Fonte da capa: Bruno de Azevedo

Artigo revisto por Daniela Leonardo

AUTORIA

+ artigos

Mariana Vieira Ferreira, de 19 anos, sempre adorou tudo o que envolve a arte. Desde criança que a arte faz parte dela, em especial a dança. Começou a praticar com 5 anos ballet que se tornou a sua grande paixão. Mais tarde dedicou-se à dança contemporânea e atualmente a sua grande paixão é o hip hop. O seu grande sonho era entrar na Escola Superior de Dança, mas devido à qualidade do futuro, decidiu desistir desse objetivo e ingressou no curso de Jornalismo. Mariana adora escrever, desde pequena que a escrita a apaixona, muito mais que falar para um público, porque é uma menina um pouco tímida. Ao escrever para a ESCS Magazine, Mariana consegue conciliar as suas grandes paixões, a dança e a escrita. Sente que através da escrita consegue se aproximar do seu sonho.