Media

RATCHED – AS NUANCES DO TERROR PSICOLÓGICO

O mesmo produtor de American Crime Story, de The Politician e de Hollywood fez chegar este ano à plataforma de streaming Netflix a série de terror psicológico Ratched. Esta produção atingiu rapidamente a liderança de séries mais vistas e a protagonista – Sarah Paulson, que interpreta Mildred – entrou para a lista das grandes vilãs de cinema do século. 

Inspirada num dos maiores clássicos da História do cinema, Um Estranho no Ninho, Mildred é uma personagem misteriosa que protagoniza a enfermeira-líder de um hospital psiquiátrico em Santa Lucia, no norte da Califórnia, onde quis trabalhar a todo e qualquer custo. Aparenta ser uma profissional com seriedade e com um bom coração, porém, os espetadores rapidamente entendem que a mesma tem tudo exceto boas intenções e isto é revelado nas suas atitudes e comportamentos.

O mistério está presente nesta trama do início ao fim, pois existe uma grande dificuldade em decifrar todas as personagens, desde as principais às secundárias.

Fonte: Portal UAI

Em Ratched são abordadas temáticas que são constantemente debatidas na nossa sociedade, como é o caso da homossexualidade, do machismo e de outros preconceitos. Uma das cenas que ocorre ao longo da série e que retrata um destes casos é o tratamento por parte da psiquiatria a várias mulheres para “curar” o lesbianismo, que é algo natural e que jamais passa por uma doença. Devido às mentalidades daquela época, estes são temas pesados cujo preconceito é maior ainda, o que provoca um maior drama e até mesmo algum terror na série.

Esta série passa-se nos finais de 1940 e são várias as opiniões de que esta é uma das séries mais fortes a nível visual e estético da plataforma Netflix. Conta com uma paleta de cores repleta de tons vivos, desde os cenários e locais até às peças de roupa que se tornam cativantes só de observar.

Fonte: Adorocinema

Esta é daquelas produções que se podem caracterizar como imprevisíveis. Há momentos da trama em que se torna difícil perceber se as personagens que trabalham no hospital sentem ou não pena dos pacientes que muitas vezes sofrem tratamentos macabros. Isto acontece também com Mildred Ratched, que coloca constantemente os espetadores na dúvida acerca do seu carácter – ora é empática, ora é cruel. Com isto, Ratched é uma série em que a qualquer momento pode haver várias reviravoltas com as suas personagens misteriosas. 

Artigo escrito por Patrícia Rodrigues

Artigo revisto por Ana Roquete

Fonte da foto de capa: Poptaim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *