Literatura

Rupi, Milk and Honey: Uma combinação sublime

Poderíamos estar a falar de uma qualquer cura para a constipação, mas Milk and Honey trata de muito mais que isso. Visto habitualmente como uma coletânea de poemas sobre sobreviver à violência, ao abuso sexual e experienciar o amor, a perda e a feminilidade, Milk and Honey é o exorcizar dos demónios, a transposição dos sonhos e um grito de revolta da autora Rupi Kaur.

Com versos crus que se entranham na nossa mente e ilustrações que os acompanham, criando uma harmonia quase inacreditável, este livro apresenta somente duas abelhas na capa. A simbologia subjacente a estes insetos aparentemente simples é tudo menos isso: imortalidade, ordem, diligência,  lealdade, cooperação, nobreza, alma, amor e dor são as palavras associadas a estes pequenos seres. Talvez a escolha gráfica não tenha sido inocente, na medida em que Rupi Kaur, poetisa, feminista, escritora e artista em variadas vertentes, desde a escrita até à pintura, acredita no poder e na beleza do género feminino.

Da associação das características das abelhas às das mulheres, Rupi conseguiu criar a sua primeira antologia, Milk and Honey, através de quatro capítulos, intitulados de “The hurting”, “The loving”, “The breaking” e “The healing”.

[cycloneslider id=”milk-and-honey”]

A mãe de Rupi deu-lhe um pincel aos cinco anos e pediu-lhe: “draw your heart”. Curiosamente, a escritora associa as ideias de fertilidade e abundância do mel às da paz e prosperidade do leite. Rupi despiu a sua mente de pudor e a sua escrita de preconceitos, defendeu a luta pela igualdade de género e teve a coragem de descrever momentos muito íntimos da sua vida. A escritora é habitualmente acusada de ser demasiado simplista e de não se ter esforçado o suficiente para oferecer uma boa leitura a quem procurasse a sua poesia.

A explicação é fácil: não se pode ver através dos nossos olhos as situações que alguém viu com os seus, podemos somente experienciá-las através dos seus relatos. E, nisso, Rupi possui uma mestria inquestionável, dando-nos a conhecer as suas vivências e opiniões, até mesmo as mais tristes, com um sabor renovado e doce – tal como o proveniente da combinação do leite e do mel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *