“Saint Laurent” – Mais uma biografia no cinema
A mais recente edição do Lisbon & Estoril MEO Film Festival abriu com a exibição do filme “Saint Laurent”, de Bertrand Bonello.
O filme centra-se na figura do estilista no auge da sua fama, saltando a juventude, quando foi aprendiz de Christian Dior, incidindo particularmente nos problemas individuais de Saint Laurent, como as suas desilusões e inseguranças.
No festival de Cannes deste ano tínhamos visto, fora de competição, o filme protagonizado por Nicole Kidman, “Grace do Mónaco”, de Oliver Dahan, sobre Grace Kelly e os seus problemas conjugais e políticos. No mesmo festival estreou “Saint Laurent”, que, tal como “Grace do Mónaco”, se revela uma cinebiografia simples e superficial.
“Saint Laurent” ganha pela interpretação exemplar de Gaspard Ulliel e pela realização – nomeadamente nos vários desfiles retratados no filme, que mostram a alta costura produzida por um dos maiores nomes da história da Moda.
Este filme foi escolhido como representante francês para os Óscares e poderá ser um dos possíveis nomeados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
No final, este é um filme agradável que dá a conhecer ao público a ascensão de um dos maiores nomes da indústria da alta costura. Porém, permanece apenas como mais uma biografia na sétima arte.
AUTORIA
Jaime Lourenço nasceu em 1993 e estuda Jornalismo. Desde muito cedo que adquiriu o gosto pela escrita e pelo universo do jornalismo. Aos 12 anos publicou o seu primeiro artigo no jornal Gazeta Escolar e passou a exercer funções no mesmo jornal. A partir daí o seu gosto pelo mundo dos media foi crescendo bem como a sua capacidade criativa e de redacção. É licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social. Actualmente além de estar a frequentar o Mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, é apresentador do programa de televisão E2 e tem participado em vários projectos e formações profissionais relacionadas com os Media. Em Maio de 2014 publicou o primeiro livro da sua autoria.