Atualidade

Senhorios querem arrendamentos a curto prazo

Arrendar casas e quartos por períodos inferiores a um ano é o objetivo dos senhorios. Na hora de arrendar, os estudantes são a preferência dos proprietários de imóveis.

A conclusão é de um estudo da plataforma online para alojamento de estudantes universitários Uniplaces, que analisou quatrocentas participações. Os tipos de arrendamento praticados são diversos: curto, médio e longo prazo.

A principal conclusão do inquérito tem que ver com a preferência na duração do contrato de arrendamento: 88% dos inquiridos afirmam preferir que as suas propriedades sejam arrendadas por períodos inferiores a um ano. Apenas 12% dos questionados preferem arrendar as propriedades por períodos mais longos.

Dos inquiridos, 35% salientam também que o período preferencial se situa entre os seis meses e um ano.

A maioria dos senhorios (60%) têm apenas uma propriedade para arrendar. Apenas 2% dos questionados afirma ter mais de 15 casas para alugar.

“Os resultados deste estudo mostram que os proprietários de imóveis têm preferência pelos estudantes, por se tratar de um tipo de arrendamento mais seguro e cómodo, quando comparado, por exemplo, com o arrendamento à semana a turistas, que envolve maiores encargos burocráticos e de logística”, afirma André Rodrigues Pereira, country manager da Uniplaces em Portugal.

Quase metade dos inquiridos (41%) diz combinar diferentes tipos de arrendamento, de forma a otimizar a taxa de ocupação face à sazonalidade da procura por parte dos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *