Sporting vence Taça da Liga

O Sporting venceu o seu primeiro título desta época. Na final disputada em Braga, o Sporting bateu o FC Porto nas grandes penalidades e trouxe a taça para Lisboa.

O Estádio Municipal de Braga recebeu a final da Taça da Liga.  No encontro decisivo, os leões defrontaram os dragões, depois de terem vencido o Braga nas meias-finais. Já o FC Porto havia eliminado o Benfica.

Para este jogo, o treinador do Sporting fez duas alterações no onze: Mathieu foi substituído por André Pinto e Bas Dost voltou a assumir a titularidade no ataque. O treinador do FC Porto manteve os mesmos titulares.

A primeira parte do encontro não contou com muitas oportunidades de golo. Destaque apenas para dois lances de perigo para as duas balizas. Aos 37 minutos, André Pereira cabeceou por cima da baliza de Renan, após um grande cruzamento de Corona. No tempo de compensação, Bruno Fernandes esteve muito perto de dar vantagem ao Sporting. Porém, o livre do médio passou centímetros ao lado da baliza de Vana.

No início da segunda parte, Marcel Keizer fez alterações na equipa. Acuña foi substituído por Jefferson. Aos 53 minutos, André Pinto lesionou-se e foi substituído por Petrovic. Foi preciso esperar até ao minuto 60 para haver um lance de perigo. De canto, Filipe quase inaugurou o marcador, mas Renan estragou os planos ao central com uma brilhante defesa. Ora, se o guarda-redes do Sporting brilhou neste lance, o mesmo não aconteceu aos 78 minutos. Herrera rematou de longe, Renan não conseguiu agarrar a bola e coube a Fernando desviar a mesma para a baliza e colocar os portistas a vencer na final. O Sporting foi à procura do empate e esteve muito perto de o conseguir aos 87 minutos. No seguimento de um cruzamento, Jefferson obrigou o guardião do FC. Porto a sucar a bola para canto.

O momento do jogo aconteceu aos 90 minutos. Grande penalidade marcada a favor do Sporting, após Oliver Torres pontapear Diaby na grande área dos dragões. No frente a frente com Vana, BasDost não tremeu e converteu o penálti que levou a decisão do jogo para a marca dos onze metros. Nota para uma grande oportunidade de Raphinha no último lance da partida e que podia ter dado a vitória aos leões.

Fonte: Zero-Zero                                                           Foto-Miguel Pereira/Global Imagens

Nos penáltis, o Sporting foi mais certeiro e acabou por vencer o jogo. Recorde-se que,  na época passada, o Sporting também venceu o FC Porto nas grandes penalidades, num jogo a contar para as meias finais desta mesma taça.

Os leões somaram, assim, a segunda vitória nesta competição, depois de terem perdido duas finais seguidas nas épocas 2007-2008 e 2008-2009, frente ao Vitória de Setúbal e SL Benfica, respetivamente. Em relação ao FC Porto, perdeu a sua terceira final e ainda não conseguiu conquistar a única taça nacional em falta no seu museu.

Foto:Octavio Passos/Global Imagens

Artigo revisto por Gonçalo Taborda

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *