Informação, Informação

Suspeito de ligações aos atentados de Paris preparava novo ataque

dsfsd

As autoridades francesas anunciaram esta quinta-feira que Reda Kriket foi formalmente acusado pela procuradoria por estar a preparar um atentado terrorista. Este homem, de nacionalidade francesa, tinha já sido detido em Paris há uma semana devido a suspeita de ligação aos atentados de novembro, na capital francesa, e também aos atentados de Bruxelas, que ocorreram no presente mês de março.

Aquando da sua detenção, foi revelado que o homem tinha em sua posse uma “quantidade sem precedentes de armas” e que estava a planear um ato de “extrema violência”. No apartamento que tinha em Argenteuil, a polícia encontrou sete armas de fogo, cinco carabinas, químicos, passaportes falsos, dois computadores que continham informações sobre grupos jihadistas, manuais de fabrico de bombas e o mesmo tipo de explosivos que foram encontrados nos atentados de Paris e de Bruxelas.

Depois desta descoberta feita pela polícia, o procurador-geral francês, François Molins, afirmou na manhã desta quinta-feira, numa conferência de imprensa, que “tudo aponta para que a descoberta destas armas tenha servido para evitar um ato de extrema violência por uma rede terrorista”.

O possível alvo do ataque que Kriket alegadamente estaria a preparar não foi revelado. O procurador-geral da França avançou apenas que esse possível ataque “estava iminente” na data em que o suspeito foi detido, a 24 de março.

Reda Kriket tinha já sido condenado a 10 anos de prisão em julho de 2015 por recrutar cidadãos europeus para se juntarem ao Estado Islâmico na Síria.