Media

THE GIFT: Os segredos e mistérios das vidas passadas

The Gift: série turca lançada em 2019 e produzida pela Netflix. Atualmente, a série deixa os espetadores presos ao ecrã com a garantia de que vão refletir sobre vidas passadas, após cada episódio. É composta por duas temporadas e pode ser caracterizada como sendo uma série de drama, mistério e fantasia.

A produção tem como personagem principal a atriz Beren Saat (Atiye), que desempenha o papel de uma jovem artista que, aparentemente, tem uma vida estável em Istambul, com um namorado ideal e uma família perfeita. Porém, tudo isto muda a partir do momento em que a personagem conhece o arqueólogo responsável pelas escavações nas ruínas do Templo Gobekli Tepe. A protagonista é obrigada a deixar esta sua vida perfeita (e clichê) para descobrir a sua verdadeira essência e dedicar-se inteiramente ao Templo. Aqui, a artista encontra o símbolo que, sem conhecer a razão, desenhava desde criança. Consequentemente, acaba por conhecer o significado e a ligação misteriosa que este tem com a sua vida. 

Fonte: Séries da Tv

Inicialmente, a primeira temporada foca-se sobretudo na figura especial a quem são dados os maiores poderes e responsabilidades do universo e também na aventura que a mesma enfrenta, sem ter outra escolha, juntamente com o arqueólogo que é a personagem-chave para o desenvolvimento da narrativa. Já a segunda temporada destaca a possibilidade da existência de uma realidade paralela e alternativa, onde as personagens, incluindo a protagonista, enfrentam vários dilemas e conflitos.

 Segundo uma das personagens, “Atiye é o futuro, ela é luz na escuridão”.

Fonte: PapelPop

À medida que a série avança, todos os envolvidos no mistério começam a deparar-se com vários elementos e entidades espirituais ou poderes sobrenaturais. Por estes motivos, a série procura agradar aos fãs do mundo sobrenatural, aproximando-se da narrativa de “Dark”, “Stranger Things” e não só. Ao longo das duas temporadas disponíveis existem várias cenas típicas de telenovela como os triângulos amorosos, os vilões que omitem assassinatos na família, as identidades trocadas na maternidade, a traição com a irmã da noiva na véspera do casamento, entre outras. Contudo, isto são apenas acontecimentos que, apesar das mensagens secretas de Gobekli Tepe envolvidas, distraem o espetador do conflito principal. Além deste, são introduzidos na série outros mistérios menores do passado das personagens que convencem os espetadores a prosseguir para o próximo episódio.

Entre a banalidade e a revolução cósmica, é assim que se caracteriza este projeto turco que conta com duas entusiasmantes temporadas na plataforma de streaming Netflix.

Artigo revisto por Inês Pinto

Fonte da foto de capa: ISN Portal

AUTORIA

+ artigos

A área da comunicação foi algo que sempre me apaixonou e por isso, segui esse mesmo caminho. Sou licenciada em Ciências da Comunicação e encontro-me agora no mestrado de Jornalismo. Para além disto, colaboro com a ESCS Magazine ao abordar diversas temáticas que considero interessantes. É um gosto muito grande estar a partilhar histórias, ao mesmo tempo que adquiro e aprofundo conhecimentos.