Moda e Lifestyle

Too Good To Go: o desperdício alimentar que podes comprar!

Alguma vez te perguntaste quanta comida é desperdiçada por dia? Se não, a resposta é ⅓. Um terço da comida produzida em todo o mundo é colocada no lixo sem terem tocado nela uma única vez e já parece algo tão banal que ninguém tem tempo para se preocupar com isso. É aí que entra a Too Good To Go, uma aplicação para telemóvel em que podes comprar a comida desperdiçada de restaurantes, cafés, pastelarias e até supermercados, à distância de um click.

Fonte: Time Out Porto

Fundada na Dinamarca em 2016 e com a sua primeira refeição salva em março do mesmo ano, esta empresa rapidamente se espalhou pela Europa, sendo o último país a entrar a Suécia, em janeiro deste ano. Conta com mais de 28 milhões de utilizadores registados em 15 países diferentes e juntos já salvaram cerca de 50 milhões de refeições, o que equivale a mais de 125 mil toneladas de CO2 que não foram libertados para a atmosfera. Incrível, não é?

Esta aplicação chegou a Portugal em Outubro de 2019, completando um ano há relativamente pouco tempo. Durante este período, cerca de 455 mil pessoas aderiram a este combate ao desperdício, salvando inúmeras refeições, e o número está sempre a crescer.

Mas chega de burocracias. Afinal, como funciona a appToo Good To Go”?Primeiro, tens de instalar a aplicação. Ela é gratuita e está disponível tanto em IOS como em Android. Depois, registas-te e tens de permitir o acesso à localização para conseguires ver os locais perto de ti que aderiram a este movimento. De certeza que vais ficar espantado. O processo que vem a seguir é fácil: navega pela aplicação e descobre aquilo que te apetece comer! Mas calma.. não és tu que decides exatamente aquilo que vais comer, apenas tens o direito de escolher o estabelecimento – o  resto é surpresa!

Porquê? Como não é conhecido o que vai ser desperdiçado, não se pode prometer algo e depois não concretizá-lo. Para isso, existem as Magic Boxes (caixas surpresas), que contém a comida que compraste (salvaste) do estabelecimento que escolheste. O que vai depender de ti é onde é que compras: se escolheres uma pastelaria, o mais provável é receberes diferentes bolos que não foram vendidos nesse dia. Posso confirmar, por experiência própria, que a comida que nos é dada é do próprio dia, fresca e com muito sabor. A aplicação é fácil de usar e, assim que aprenderes a fazê-lo, vais tornar-te addicted em salvar comida, assim como eu!

Fonte: Label Lord

Se ainda não estás satisfeito, dou-te mais uma informação muito valiosa: o preço das Magic Boxes varia de dois a seis euros! Leste bem! Pagas com Paypal ou com cartão na aplicação e podes comprar (salvar) uma refeição para dois por praticamente metade do que gastarias, comprar uma caixa com bolos deliciosos mais barata do que se fossem comprados individualmente e, acima de tudo, estás a ajudar o planeta!

O horário de recolha da tua Magic Box depende de estabelecimento para estabelecimento (nuns só te deixam ir levantar até às 15h, noutros até às 22h) e o saco/caixa onde levas a tua compra pode ou não ser oferta – em alguns lugares tens de pagar esse extra. É uma questão de veres na aplicação qual o funcionamento do local. Mas apressa-te, porque alguns só disponibilizam duas caixas por dia! Se quiseres cancelar, tens de o fazer duas horas antes da hora da recolha, mas não vais desperdiçaresta oportunidade, pois não?

Too Good To Go Portugal está disponível no Algarve, em Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu, querendo expandir-se por todo o território nacional no próximo ano.

Juntos, vamos conseguir tornar o mundo mais limpo, Waste Warriors!

Artigo escrito por Inês Policarpo

Artigo revisto por Ana Cardoso

Fonte da foto de capa: InTeylingen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *