7ª Arte

Faz a tua sessão de cinema no Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança celebra-se esta sexta-feira, dia 29 de abril, e com ele vêm as sugestões de filmes a não perder para celebrar a data. Como dizem os artistas da área, é importante reconhecer este dia para se dar uma maior visibilidade à dança, seja ela em que estilo for. Contudo, o dia 29 de abril não foi escolhido por acaso: nesta data celebra-se o aniversário do mestre francês Jean-Georges Noverre, que ultrapassou mundos e fundos na dança para enfrentar problemas relativos à sua execução. Como ele, milhares são os artistas que, nos dias de hoje, se orgulham de fazer desta arte carreira. Assim, para aqueles que adoram dançar ou para os que, como nós, preferem ficar no sofá a ver os outros dançar, trazemos-vos uma pequena lista com seis filmes para assistirem neste dia tão especial.

1. Dirty Dancing

Fonte: Deveserisso

Protagonizado por Jennifer Grey e Patrick Swayze, Dirty Dancing é um clássico no que toca a filmes sobre dança. O drama romântico, que estreou no Festival de Cannes em 1987, e em Portugal em 1988, conta a história de uma jovem que se apaixona pelo seu instrutor de dança enquanto está de férias. O filme, além de ser uma obra de arte, foi também a casa para o lançamento do hit (I’ve Had) The Time of My Life. Se ainda não viste este clássico, aproveita este dia para assistires!

2. Step Up

Fonte: cinemablend.com

Step Up é uma franquia de seis filmes sobre dança que lançou muitos artistas para o mundo do cinema. O pioneiro, intitulado apenas com o nome da franquia Step Up, foi protagonizado por Channing Tatum e Jenna Dewan, que dão vida a um par improvável que acaba por trabalhar em conjunto. Além deste, outro filme muito conhecido da franquia é Step Up: All In, com Ryan Guzman e Briana Evigan. Se estás a pensar fazer uma maratona de filmes, esta franquia é a tua melhor opção.

3. West Side Story

Fonte: Showmetech

West Side Story estreou em Portugal em dezembro de 2021 e pode-se dizer que foi um êxito muito superior àquilo que se esperava. O musical,  que é uma adaptação do mesmo musical de 1957, que por sua vez é vagamente baseado em Romeu e Julieta, é protagonizado por Ansel Elgort e Rachel Zegler. Rita Moreno, uma atriz muito aclamada, é uma das grandes estrelas que aparece não só no primeiro como também no segundo filme. Se o teu mood está mais virado para musicais, esta é uma excelente opção.

4. Burlesque

Fonte: adorocinema.com

Protagonizado por Christina Aguilera, Burlesque foi lançado em 2011 e trouxe para as telas uma das maiores artistas de pop da época, acompanhada pela icónica Cher. A personagem principal, Ali, deixa a sua cidade natal para tentar uma carreira em Los Angeles e acaba por encontrar o seu lugar numa casa noturna onde são realizados shows de dança. Apesar de ter começado como uma das empregadas de mesa, o seu talento rapidamente a põe debaixo dos holofotes. A história é cativante e excelente para uma boa sessão de filmes.

5. Honey

Fonte: Imdb

Honey é uma trilogia de dança que acompanha jovens com grandes sonhos e a luta que é alcançar seus objetivos no meio de muitos conflitos. O primeiro filme da série saiu em 2003 e tem como grande estrela Jessica Alba, que interpreta uma dançarina de hip hop que aposta tudo no seu potencial. O filme fala sobre determinação e coragem para tomar decisões arriscadas e conta com um ritmo frenético por ser dirigido por um coreógrafo.

6. Save the Last Dance

Fonte: UsWeekly

O último filme da nossa lista é Save the Last Dance, este que, além de tratar de dança, também é um drama muito emocionante. Começa com a mudança de Sara para Chicago, onde vai morar com o seu pai, uma figura que sempre foi ausente. A protagonista passa a ter de lidar com uma realidade totalmente diferente e superar traumas do passado que a assombram. Este com certeza também é um must see!

Fonte da capa: Deveserisso

Artigo revisto por Catarina Peixe

AUTORIA

+ artigos

Natural de Cabo Verde, os dias de sol e praia são os seus preferidos. Mesmo assim, adora ficar em casa a aperfeiçoar a arte da cozinha improvisada. Está constantemente a descobrir uma nova versão de si e, por isso, possui uma coleção de hobbies que já não pratica e habilidades aleatórias que adquiriu com o passar do tempo. Os seus interesses variam entre as artes, história e psicologia, e é uma consumidora entusiasta de podcasts e documentários criminais. Numa busca pelo seu lugar no mundo, encontrou conforto em audiovisual e multimédia e tem certeza que a vida guarda grandes oportunidades pela frente.

+ artigos

Quando era pequena a Inês queria ser decoradora de interiores. Hoje, está a tirar uma licenciatura em Jornalismo. A vida tende a surpreendê-la, mas ela não se deixa surpreender. Curiosa, otimista e sempre disposta a ajudar, a comunicação veio dar uma nova perspetiva à vida de Inês: venha ela de que forma for, será sempre a melhor maneira de estar conectada com o mundo.