Literatura

Três livros de futebol para oferecer no Natal

Além de ver futebol, não há nada melhor do que ler sobre o desporto-rei, e, com o Natal mesmo à porta, estas são algumas sugestões de livros que certamente abrilhantariam a prateleira de qualquer pessoa que goste de futebol. Todos eles têm a participação indispensável de portugueses.

101 Coisas que Deve Saber sobre Futebol 

Com mais de duas dezenas de livros publicados, Rui Miguel Tovar é um dos jornalistas e comentadores desportivos mais conhecidos a nível nacional. 

No seu mais recente trabalho, revela mais de uma centena de curiosidades acerca do futebol, desde jogadores que marcaram três golos anulados num jogo, o único clube a ter vencido a Taça de Portugal depois de eliminar o SL Benfica, o FC Porto e o Sporting CP, e até o único emblema inglês que desceu de divisão enquanto campeão em título.

Este é um livro para satisfazer a curiosidade do mais interessado adepto de futebol. Estruturado em tópicos, como é comum em livros de Rui Miguel Tovar (tais como 101 Cromos da Bola ou Dicionário Sentimental de Futebol), o autor tem a capacidade de revelar os mais variados factos e curiosidades com uma escrita fluída e que nunca se torna cansativa. 

Football Leaks

Atualmente, o pirata informático Rui Pinto, de 33 anos, é acusado de dezenas de crimes, desde o acesso indevido a informação, a sabotagem informática e extorsão. Tal surgiu na sequência da criação do Football Leaks, um site em que o português revelava contratos relacionados com transferências de jogadores de futebol e muitos outros negócios obscuros que envolveram milhões de dólares.

O livro, com o mesmo nome, escrito pelos jornalistas alemães Rafael Buschmann e Michael Wulzinger (que trabalhavam no jornal alemão Der Spiegel), conta toda a história de como Rui Pinto foi descoberto por ambos. As primeiras tentativas de contato, o cuidado que Rui Pinto tinha em manter a sua identidade escondida e as vivências em pessoa entre os jornalistas e o hacker são alguns dos temas abordados ao longo da obra.

Também se revelam as formas como Rui Pinto se escondia, adquiria, armazenava e divulgava todos os contratos. Terá chegado a ter, em sua posse, mais de 18 milhões de documentos confidenciais. 

O livro dá assim a conhecer vários dos negócios obscuros por trás das maiores transferências de jogadores como Neymar, Pogba ou Philippe Coutinho,  bem como de que maneira o dinheiro era depois escondido das autoridades para gerar o máximo de lucro possível a todos os intervenientes. 

É tudo menos um olhar romântico sobre o desporto e revela-se uma faceta oculta mas surpreendente do mesmo, devido à sua dimensão à escala global.  

Futebol a Sério

Carlos Daniel é um dos pivôs mais conhecidos da televisão portuguesa. Na RTP desde 1991, e com uma pequena passagem pela SIC, já foi comentador em programas futebolísticos como Grande Área e pivô no Trio d’Ataque

Neste livro, que inclui um prefácio do ex-selecionador nacional Fernando Santos, Carlos Daniel proporciona uma viagem concisa, mas igualmente muito bem informada, pela história do futebol, sobretudo no que toca à sua evolução tática. 

Pelo caminho, expõe a sua sabedoria acerca do desporto para relatar histórias que fazem com que seja o mais popular do mundo. Menciona as formações iniciais hoje inimagináveis como o 1-1-8 ou o 2-3-5, bem como o sucesso do tiki-taka de Pep Guardiola. Posteriormente, foca-se nas táticas mais atuais e que os principais clubes da época (o livro é de 2016) utilizavam, como Atlético de Madrid, o Manchester City ou o Real Madrid. 

A certo ponto, esta obra quase se assemelha a um manual de lições para um aspirante a treinador de futebol, mas acaba por ser um relato nítido, apaixonado e muito bem informado acerca de todas as dinâmicas do jogo.

Estas são somente algumas sugestões de prendas para aquela pessoa que parece que só vive para o futebol. No entanto, quem adora este desporto não precisa de estar sempre focado na televisão ou na consola, até porque pode aprender muito mais com livros. E, como esta lista demonstra, felizmente existem livros para todos os gostos. 

Fonte da capa: Estante rubro-negra

Artigo revisto por Madalena Ribeiro

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Música sempre fez parte da sua vida. Após uma iniciação na música clássica, passou para o rock clássico de Rolling Stones e depressa se focou em bandas de hard-rock e metal (sendo Scorpions e Iron Maiden, respetivamente, as principais referências nesses campos). Hoje, gosta de ouvir um pouco de tudo, desde Mozart a John Coltrane, e desde Guns N’ Roses a System of a Down.