Três passos para uma rotina de maquilhagem mais sustentável

Precisamos de, cada vez mais, implementar hábitos saudáveis e sustentáveis no nosso dia a dia. Todos nós podemos ajudar a preservar o meio ambiente através de pequenos gestos, incluindo através da nossa rotina de beleza!

Fonte: Reprodução Baims (http://anaturalissima.com.br/conheca-seis-marcas-nacionais-de-maquiagem-natural-e-organica/)

A maquilhagem orgânica, conhecida por ser mais saudável, é uma ótima alternativa. Este termo refere-se, principalmente, à cultivação de alimentos sem o uso de produtos químicos criados pelo homem. Esta maquilhagem é conhecida pelo uso de 95% de ingredientes orgânicos e os restantes 5% de produtos naturais. Para além disso, este tipo de maquilhagem é livre de químicos prejudiciais à saúde.  Mas há mais maneiras de ajudar o meio ambiente. De seguida, mostramos-te três dicas para teres uma rotina de beleza/maquilhagem mais saudável e sustentável.

REDUZIR

Reduzir as embalagens – Existem cada vez mais opções na indústria da Beleza que seguem a filosofia de “desperdício zero”. Exemplos disso são as famosas barras sólidas da Lush, que se focam em várias vertentes: cuidado do rosto, produtos de maquilhagem ou até até produtos capilares de marcas como a Unii ou a Mind The Trash. Em termos práticos, tomar esta consciência reduz o desperdício e apela apenas ao uso do produto que é necessário.

RECICLAR

Usar recargas – Já são diversas as marcas que oferecem uma série de produtos com este sistema de refill. Basta levares a embalagem à loja pretendida e poderás recarregá-la, reduzindo, assim, o número de embalagens utilizadas. Este sistema de recargas insere-se por todas as áreas da beleza, mas a maquilhagem concentra-se num dos principais grupos de destaque. Para além de existirem diversas paletas de sombras de olhos que podem ser recarregadas ao gosto e medida de cada pessoa, algumas marcas já estão a estender o conceito a produtos como blush, bases, pós compactos e batons. 

Fonte: Unna Beaut

REUTILIZAR

Utilizar produtos biodegradáveis ou reutilizáveis – Para quem está à procura de opções mais ecológicas, os produtos reutilizáveis são a escolha certa. Sabias que as toalhitas desmaquilhantes, apesar de serem um dos produtos mais práticos para uma rotina de maquilhagem, são, na realidade, um dos maiores problemas para o meio ambiente? O mesmo se aplica às luvas desmaquilhantes. Devemos ter em conta que existem diversas formas de limpar e desmaquilhar o rosto sem poluir. Deixo-te agora três opções que pretendem revolucionar o mundo da Beleza, tornando-o mais sustentável.

  • O óleo de coco é uma das opções mais naturais para tirar a maquilhagem. Este produto remove perfeitamente a base, o batom, a sombra e até o rímel à prova de água. Para além disso, é um ótimo hidratante. O produto deve ser aplicado na cara e, depois, é só esperar que a maquilhagem “derreta”. Por fim, basta remover os resíduos com um disco reutilizável e lavar com água e sabão.
  • Os cotonetes ecológicos podem destruir de vez um dos maiores vilões do planeta: o plástico. Por serem fininhos, não são retidos pelas estações de tratamento e acabam a poluir os oceanos e mares. Devido à oxidação das ondas, o material quebra-se e passa a servir de alimento a animais marinhos que os ingerem por engano. Neste momento, algumas marcas estão a tentar produzir cotonetes biodegradáveis que, em vez de uma haste de plástico, irão ter papelão em substituição.

Fonte: Mind the trash
  • O Bambu é uma grande opção. Em vez da escova de dentes tradicional em plástico, é preferível escolher as novas opções em bambu. Enquanto o plástico leva, em média, 450 anos para se decompor, o bambu é um material sustentável e biodegradável. Por ser uma planta, tem rápido crescimento.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Fonte da foto de capa: Medium.com

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *