Atualidade,  Informação

Trump lidera sondagens pela primeira vez desde maio

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma vantagem de um ponto percentual sobre a adversária Hillary Clinton, algo que não acontecia desde maio.

A uma semana das eleições, uma sondagem publicada pelo The Washington Post, elaborada entre 27 e 30 de outubro e que contou com uma amostra de 1128 votantes, dá a vitória a Trump, com 46% das intenções de voto, em oposição a Clinton que conta com 45%.

Esta é a primeira vez desde maio que o candidato republicano supera a adversária democrata.

A sondagem publicada na passada terça-feira surge após o anuncio do FBI, que irá retomar a investigação ao endereço de e-mail privado de Hillary enquanto secretária de Estado, cargo que ocupou entre 2009 e 2013.

Ainda na semana passada, Clinton liderava a corrida à presidência com 46% dos votos, mas a mesma sondagem chegou a dar-lhe 12 pontos de vantagem relativamente a Trump – 50% das intenções de voto versus 38%.

Na terça-feira, Hillary Clinton regressou à Florida para realizar três atos de campanha em que conta com o apoio do vice-presidente, Joe Biden, e o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

D. Trump recolhe a preferência de 49%, face a 36% entre os votantes registados como independentes.

Hillary recolhe as preferências entre as mulheres (49-44%), os hispânicos (53-42%) e os afroamericanos (70 contra 22%), perdendo entre os homens (52-38%).

O republicano irá participar, na quarta-feira, numa ação de campanha dirigida aos latinos residentes em Miami, público essencial para garantir a vitória no estado que poderá dar vantagem ao candidato, dado que, segundo o Real Clear Politics, Trump conta atualmente com 164 dos duzentos e setenta votos necessários para vencer, enquanto Clinton lidera com 263.

As eleições americanas irão realizar-se na próxima terça-feira, 8 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *