Tufão Hagibis chega ao Japão e faz 35 mortos e 170 feridos

O Tufão Hagibis atingiu o Japão às 19h (hora local, 10h em Lisboa) deste domingo, dia 13 de outubro, tendo incidido mais sobre a sua capital, Tóquio. Os números apontam para 35 mortos, 170 feridos e 17 desaparecidos. Mais de sete milhões foram aconselhados a abandonar as suas casas.

A Agência Meteorológica do Japão ativou o nível de alerta máximo (nível 5) devido à previsão de chuvas com uma intensidade raramente observada. Foram 12 as regiões do centro e este do país abrangidas por este alerta: Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi, Nagano, Ibaraki, Tochigi, Niigata, Fukushima e Miyagi. Segundo a Deutsche Welle, o meteorologista Yasushi Kajihara aconselhou os habitantes a prepararem-se “para um tipo de chuva como nunca sentiram. Tomem todas as medidas necessárias para salvar a vossa vida.”

Fonte: Getty

Foram chamados 27 mil membros das Forças de Autodefesa (exército) para socorrer os habitantes. Os japoneses já se preparavam para a chegada do tufão no sábado: as lojas estiveram fechadas e os transportes públicos não circularam. O fenómeno atingiu velocidades de 225 km/h.

O tufão, que deixou mais 270 mil casas sem eletricidade, encontra-se a percorrer a costa leste da ilha do Japão. O Japan Times afirma que há mais de 100 rios em risco de transbordarem.

Corrigido por Adriana Alves

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

SNS e o suicídio

Não saber que o Sistema Nacional de Saúde é lento é como não saber que data é 1143: é sinal de que não se é

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *