Cinema e Televisão

“Um novo Wonka”

O tão aguardado filme Wonka já chegou aos cinemas portugueses. O filme estreou em Portugal a 7 de dezembro e foi recebido com entusiasmo pelo público.

Dirigido por Paul King, o filme promete proporcionar aos espectadores uma experiência única, com momentos musicais doces e memoráveis.

Wonka é uma comédia musical e é a mais recente adaptação cinematográfica da história atemporal Charlie e a Fábrica de Chocolate. Esta longa metragem conta a história e origens do famoso Willy Wonka, servindo como uma prequela dos eventos contados nos outros filmes da franquia.

Esta é uma história que já foi trabalhada algumas vezes. O primeiro filme, intitulado Willy Wonka & the Chocolate Factory,  foi lançado em 1971. Neste filme, o papel de Willy Wonka foi imortalizado por Gene Wilder. Alguns anos mais tarde, em 2005, uma nova adaptação foi lançada com o título Charlie and the Chocolate Factory, com Johnny Depp a interpretar Willy Wonka. Assim, até ao momento, existiam duas versões cinematográficas desta história, ambas baseadas no livro de Roald Dahl. No entanto, a abordagem de Paul King adiciona novos detalhes à história, destacando temas como a importância dos sonhos e da amizade.

Com a direção de Paul King, o elenco deste novo filme não deixa nada a desejar: o escritor e cineasta também já esteve na liderança de filmes de sucesso, como Paddington e Paddington 2.

A interpretar o papel principal temos Timothée Chalamet. A atuação de Chalamet como um jovem Willy Wonka é inesquecível. O ator é capaz de capturar a essência da personagem de uma forma única e diferente de todos os outros Willy Wonka que vimos anteriormente. Nesta adaptação, é-nos apresentada uma perspectiva mais profunda sobre o personagem, reconhecendo o que tornou Willy Wonka no que ele é.

Como ator coadjuvante, Hugh Grant interpreta Lofty, um Oompa Loompa aliado de Willy Wonka. Apesar de ter sido uma escolha inusitada para este papel, foi bastante acertada. O encontro entre estes dois personagens acrescenta ao filme um aspecto adicional de humor. A química entre atores proporciona momentos cómicos, assegurando ao filme uma atmosfera leve e divertida, apesar de todos os obstáculos enfrentados por Wonka na sua trajetória.

O elenco conta também com outros grandes nomes do cinema como Olivia Colman, Rowan Atkinson, Keegan-Michael Key e Paterson Joseph.

A trilha sonora do álbum, composta por Neil Hannon e Joby Talbot, complementa perfeitamente a atmosfera do filme. Por ser um musical, as músicas auxiliam na movimentação da narrativa, realçando acontecimentos emocionantes e cómicos. A música torna-se algo crucial à história, enaltecendo a experiência do público.

A magia deste universo ganha mesmo vida a partir dos cenários coloridos e da direção de arte. Desde os cenários, às indumentárias extravagantes, passando pelos adereços, tudo parece ser meticulosamente pensado para vibrar cor e magia para o público que assiste a este filme.

Assim, Wonka é uma experiência altamente cativante, tendo coragem para transformar uma história já amada pelo público numa reimaginação mágica para esta geração.

Este filme, criado para toda a família, é capaz de deixar o público a sair da sala de cinema com um sorriso no rosto, tornando a sua vida um pouco mais doce.

Fonte da capa: Wallpaper Abyss

Artigo revisto por: Beatriz Mendonça

AUTORIA

LinkedIn | + artigos

A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.