7ª Arte

Uma noite de Halloween com Tim Burton

A noite de Halloween aproxima-se e, mesmo que seja uma tradição tipicamente americana, todos nós a conhecemos como a noite de terror, onde nos juntamos com amigos e família, comemos muitos doces e vemos os nossos filmes de eleição!

Para mim, não há nada nem ninguém que grite mais Halloween que o próprio Tim Burton – um realizador, escritor, animador e cineasta americano que já produziu mais de 40 filmes e ganhou mais de 30 prémios nas mais diversas categorias.

Quem conhece o trabalho deste artista sabe muito bem que os seus filmes, mesmo não sendo assustadores, transbordam elementos sombrios, fantasiosos e, na maior parte das vezes, excêntricos, recheados de emoção e vida!

Como tal, neste artigo, trago-vos cinco filmes do Tim Burton, que considero perfeitos para uma noite de Halloween mágica e divertida!

“Edward Scissorhands” (1990)

Fonte: Cinema Para Sempre

“Eduardo Mãos de Tesoura” (tradução literal) é um dos filmes mais conhecidos de Tim Burton. Foi lançado em 1990 e conta com a presença de Johnny Deep e de Winona Ryder.

É um filme mágico e comovente acerca de uma vendedora, Peg Boggs, que, ao visitar um castelo abandonado, é surpreendida pela presença – e estranha característica – de Eduardo. Durante a narrativa, é-nos permitido testemunhar uma partilha de sentimentos na sua forma mais pura e genuína. Este filme comprova o quão simples é amarmos alguém, independentemente dos fatores que nos possam diferenciar e dos sacrifícios que, muitas vezes, precisamos de fazer.

Segundo o IMDB, este filme atingiu 24 nomeações das quais venceu 9 prémios. Entre os prémios, destacam-se um BAFTA Awards na categoria “Best Production Design” e diversos 20/20 Awards nas categorias de “Best Original Score”, “Best Costume Design”, “Best Makeup”, entre outros.

“Corpse Bride” (2005)

Fonte: Magazine HD

“Corpse Bride”, ou em português “A Noiva Cadáver”, é um dos filmes de animação mais conhecidos de Tim Burton. Este estreou em 2005 e conta com as vozes de Johnny Deep e de Helena Bonham Carter nos papéis principais.

“Corpse Bride” relata a aventura de Victor perante um mal-entendido entre dois pedidos de casamento, um normal e outro nem tanto. Victor viverá uma aventura entre dois mundos, recheada de mistério e de autodescoberta, com um final comovente que nos faz refletir sobre o papel do amor, quer seja na vida ou na morte.

Segundo o IMDB, Tim Burton, com esta animação, foi nomeado para 29 prémios, dos quais venceu 9, entre eles o prémio British Animation Awards na categoria de “Best Feature” e o prémio Saturn Award na categoria de “Best Animated Film”.

“Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street” (2007)

Fonte: Cinematologia

“Sweeney Todd”, dirigido por Tim Burton, estreou em 2007 e é baseado num livro de ficção escrito por Thomas Peckett Prest. O filme conta, tal como “Corpse Bride”, com a atuação de Johnny Deep e de Helena Bonham Carter como protagonistas.

Após ter sofrido uma enorme injustiça que o afastou da sua mulher e filha durante 15 anos, Benjamin Barker regressa à sua cidade com um único objetivo: vingança! É sob o formato de um musical trágico, de terror e suspense, que a história se desenvolve acompanhada, quase sempre, por momentos musicais que não deixam espaço para simples diálogos falados. Este é, sem dúvida, um filme para os verdadeiros amantes de musicais.

Segundo o IMDB, este musical somou 75 nomeações das quais venceu 35 prémios! Entre os prémios, destacam-se um Oscar na categoria de “Best Achievement in Art Direction” e dois Globos de Ouro: um na categoria de “Best Motion Picture – Comedy or Musical” e outro dedicado ao autor Johnny Deep na categoria de “Best Performance by an Actor in a Motion Picture – Comedy or Musical”. É, sem dúvida, um dos melhores filmes de Tim Burton, no que toca a prémios vencidos.

“Dark Shadows” (2012)

Fonte: Telerama Vodkaster

O que é que acontece quando um vampiro do século XVIII reaparece 200 anos à frente do seu tempo, em pleno século XX? A resposta a esta pergunta encontra-se no filme “Dark Shadows”, sob a forma de uma comédia que nada tem de assustadora! Nela podemos assistir à adaptação do nosso protagonista, Barnabas Collins, a esta nova realidade, enquanto lida com os problemas do presente e foge dos do passado.

“Dark Shadows” estreou no ano de 2012 e conta com a dupla de sucesso que é Johnny Deep e Helena Bonham Carter acompanhados ainda por Eva Green.

Esta comédia de Tim Burton, segundo o IMDB, foi nomeada para 13 prémios, dos quais venceu 2: o prémio BMI Film & TV Awards na categoria de “Film Music” e o prémio de Kids’ Choice Awards na categoria de “Favorite Movie Actor”, pelo ator Johnny Deep.

“Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children” (2016)

Fonte: Filmow

“A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” (tradução literal) é um filme de aventura e fantasia, lançado em 2016. Asa Butterfield e Eva Green são duas das estrelas de um enorme elenco.

Tudo começou quando Jacob, o nosso protagonista, descobre uma ilha secreta onde vive um grupo de crianças consideradas peculiares. Estas peculiaridades vêm sob diversas formas como manipulação temporal, superforça, invisibilidade e muitas outras!

Com a chegada de um inimigo comum, todas as crianças terão de trabalhar em conjunto, utilizando as suas peculiaridades de maneira a derrotarem o mal que as ameaça.

Até à data, segundo o IMDB, este filme já foi nomeado para 12 prémios, dos quais venceu apenas 2: o prémio Into Film Awards na categoria “Children Film of the Year” e o prémio ASCAP Award na categoria de “Top Box Office Films”.

E foram estes os cinco filmes que vos decidi apresentar, mas tal como estes existem tantos outros perfeitos para uma noite fantástica de Halloween (como “Beetlejuice” ou “The Nightmare Before Christmas”, que podem encontrar no artigo “Os derradeiros clássicos para assistir na noite de Halloween”).

Artigo redigido por Rita Silva

Artigo corrigido por Ana Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *