UNESCO decreta 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A UNESCO estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A decisão foi anunciada na segunda-feira, depois da validação da proposta, em Paris.

Fonte: ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

O dia 5 de maio é oficialmente o Dia Mundial da Língua Portuguesa, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O anúncio ocorreu na segunda-feira, depois da ratificação do acordo. António Costa; a ministra da Cultura, Graça Fonseca; a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes e o Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, estiveram em Paris para representar Portugal na cerimónia.

“É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o Português como língua oficial e que é hoje a língua mais falada no hemisfério Sul”, afirmou António Costa, em declarações à RTP. O primeiro-ministro salientou também o crescimento do idioma como uma prioridade na política externa portuguesa.

A proposta apresentada por todos os países lusófonos à UNESCO, em outubro, recebeu ainda o apoio de 24 outros países como o Luxemburgo, a Argentina e o Uruguai.

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se muito satisfeito com o anúncio. Em declarações aos jornalistas em Lisboa, o presidente afirmou que a decisão era o “reconhecimento de uma grande língua no mundo, uma das maiores línguas do mundo, de que nos orgulhamos nós, portugueses, e todos os que falam essa língua”.

O Português é a primeira língua não oficial da organização a ter um Dia Mundial.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *