UNESCO decreta 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A UNESCO estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A decisão foi anunciada na segunda-feira, depois da validação da proposta, em Paris.

Fonte: ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

O dia 5 de maio é oficialmente o Dia Mundial da Língua Portuguesa, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O anúncio ocorreu na segunda-feira, depois da ratificação do acordo. António Costa; a ministra da Cultura, Graça Fonseca; a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes e o Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, estiveram em Paris para representar Portugal na cerimónia.

“É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o Português como língua oficial e que é hoje a língua mais falada no hemisfério Sul”, afirmou António Costa, em declarações à RTP. O primeiro-ministro salientou também o crescimento do idioma como uma prioridade na política externa portuguesa.

A proposta apresentada por todos os países lusófonos à UNESCO, em outubro, recebeu ainda o apoio de 24 outros países como o Luxemburgo, a Argentina e o Uruguai.

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se muito satisfeito com o anúncio. Em declarações aos jornalistas em Lisboa, o presidente afirmou que a decisão era o “reconhecimento de uma grande língua no mundo, uma das maiores línguas do mundo, de que nos orgulhamos nós, portugueses, e todos os que falam essa língua”.

O Português é a primeira língua não oficial da organização a ter um Dia Mundial.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *