Capital

Velocidade e adrenalina: tens coragem?

Sempre sonhaste ser piloto profissional nas grandes pistas e nunca pudeste? Conduzir acima dos 200 km/h com toda a segurança? Faltou o dinheiro ou a coragem? Agora é possível e a tua MAGAZINE conta-te como!

Às portas da nossa capital, situado em Carnaxide, fica o Autódromo Virtual de Lisboa que, apesar da localização, carrega o nome da cidade na sua designação. E rapidamente se percebe que é meritório desta condição, não fosse este espaço o maior do género na Península Ibérica.

O local nasceu no final de Maio de 2013, graças a alguns nomes conhecidos da competição: Pedro Villar, Francisco Villar, Miguel Neto, Nuno Pinto e Diogo Lopes. Fruto da sua experiência enquanto pilotos, quiseram oferecer a possibilidade de conduzir carros de competição nas grandes pistas mundiais com um elevado realismo a quem não tinha essa hipótese. Partiram dos pequenos simuladores que tinham nas suas casas e, conscientes da comunidade virtual em constante crescimento, apostaram na criação deste espaço, que conta com cerca de 300 metros quadrados e 18 simuladores de condução.

DSC_5591

Logo na entrada, torna-se possível integrar o ambiente da melhor forma, seja pelo pódio que se encontra junto da porta, seja pelas molduras, fatos e partes de equipamentos oferecidos e assinados pelos pilotos a quem pertenceram e que revestem as paredes do espaço. Olhando com alguma atenção, percebe-se rapidamente que pertenceram a conhecidos pilotos de competição que por lá passaram, sendo alguns deles presença habitual. António Félix da Costa é um desses casos, sendo motivo de surpresa para os novos utilizadores e motivo de curiosidade para os habituais, que frequentemente procuram saber quais os novos tempos conseguidos pelo mesmo nas provas lá decorridas.

Mas, se achas que este espaço se destina apenas aos profissionais, estás enganado! Qualquer pessoa é bem-vinda, mesmo sem carta de condução, existindo apenas um requisito: a vontade de se divertir. Para os mais experientes, existem inúmeros carros e mais de 30 pistas à disposição  que vão sendo actualizadas, sendo difícil esgotar todas as combinações existentes, o que torna a aventura numa constante novidade. Para os novatos, as corridas também são uma possibilidade, mas existem também opções e programas de treino, uma boa oportunidade para aprender com quem já esteve nas pistas reais.

DSC_5603

No entanto, a realidade aqui não é um problema. Estes simuladores, desenvolvidos por uma empresa americana, foram concebidos para serem uma ferramenta de trabalho para pilotos e equipas de profissionais. Desta forma, contam com três monitores que reproduzem de forma fiel tudo aquilo o que acontece na pista, seja na frente do carro, nas laterais, ou até mesmo na traseira, contando com a ajuda dos retrovisores. Dos pequenos aspectos, como os tremeliques do volante, os pedais e as mudanças, aos pormenores, como a acumulação de borracha em pista (aderência), as falhas mecânicas e o desgaste dos pneus, nada é deixado ao acaso, sendo a experiência de condução o mais real possível. A ESCS MAGAZINE esteve ao volante e comprova a autenticidade desta experiência! São não só uma excelente alternativa para quem não tem hipótese de estar nas grandes pistas, como para os próprios pilotos que encontram, aqui, uma via mais rentável aos habituais treinos, descartando alguns custos como o combustível e o desgaste dos equipamentos.

DSC_5743

Se gostas de aventuras ao volante e sempre quiseste chegar aos 300 km/h, esta aventura, que alia a diversão à segurança, é perfeita para ti. E desengana-te se achas que os preços não estão ao alcance de qualquer um. Por apenas 6 euros podes ter a sorte de te cruzar com grandes pilotos, havendo experiências para todos os gostos e carteiras e descontos especiais para grupos numerosos e sócios. Para quem vai a acompanhar ou tem apenas curiosidade em espreitar o local, existe um espaço lounge onde é possível assistir às corridas projectadas sentado nos sofás que por lá se encontram.

Com excelentes acessibilidades e condições de estacionamento, podes encontrar este espaço aberto de segunda a sábado, das 16h às 24h, e aos domingos, das 15h às 21h, na Rua Manuel António Rodrigues, n.º 6, Armazém A, Carnaxide, ou visitar a sua página de facebook em: https://www.facebook.com/AutodromoVirtualLisboa .

 

Fotografias: Autódromo Virtual de Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *