Música

Volta ao mundo musical

Em 2022, participei no programa Erasmus+ e tive a oportunidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo. A minha experiência inspirou-me a dar a conhecer diferentes culturas através da música. Para isso, pedi aos meus colegas de Erasmus que me indicassem a canção que, do seu ponto de vista, representa melhor o seu país. Eles puderam escolher qualquer música exceto o hino nacional. O resultado foi uma espécie de Eurovisão “mundial” sem vencedor.  

Portugal: Amália Rodrigues – Uma casa Portuguesa 

Eu também decidi escolher uma música para que Portugal não ficasse de fora. Não tive dúvidas que deveria ser um fado da Amália a representar o povo lusitano. Escolhi Uma casa portuguesa pela sua popularidade e pela letra que exprime tão bem o que é ser português.  

Espanha: Massiel – la, la, la

Esta música, escolhida pela Paula Roble, representou a Espanha na Eurovisão em 1968, e concedeu ao país o primeiro lugar. Foi uma das poucas vezes que Espanha ganhou este concurso. A canção é ainda muito popular entre os espanhóis. 

França: VEGEDREAM – Ramenez la coupe a la maison 

A Alix de Carniere escolheu a música de apoio à seleção francesa para representar o seu país. Ao justificar a sua escolha, Alix disse o seguinte: “We heard the music for 2 years all the time. The clip is all about France and the song is about being french and being proud to be the french team of futebol (…). La vie en rose by Édith Piaf is more cliché and known to foreigners but if i had to represent my country as a french from the inside i would choose VEGEDREAM”.

Itália: Rino Gaetano – Ma il cielo è sempre blu  

A Miriana Dante elegeu a música Ma il cielo è sempre blu como a melhor música italiana. Esta é uma música antiga de Rino Gaetano que muitos italianos conhecem. No vídeo seleccionado por Miriana, os cantores mais famosos de Itália juntaram-se, durante a pandemia, para cantarem esta mensagem de esperança. 

Croácia: Hrvatski band Aid – Moja domovina 

A Gabrijela Franc aconselha todos a ouvirem a música Moja domovina. Os croatas gostam de ouvir esta canção quando as suas seleções praticam qualquer desporto e em todos os eventos relacionados com a Croácia. 

India: Pardes – I love my India/Independence day song

A Chahat Gilhotra escolheu a música I love my india para representar o seu país. Ao justificar a sua escolha, Chahat disse o seguinte: “It tells what our culture is and what is the beauty of India. India is famous for its rich blend of traditional cultural heritage and modern lifestyle. With 29 states and 7 union territories and as many as 22 official languages, religions such as hinduism, islam, sikhism, budhism, jainism and christianity india truly embodies the spirit of unity in diversity. This song tells that this whole world is like a bride and our India is the bride’s beauty which enhances it from everywhere

Coreia do sul: BTS – Arirang 

A música Arirang, escolhida pela Minjin Kim, é uma música tradicional muito popular entre o povo coreano. 

Japão: Hayao Miyazaki – Carrying you

A música Carrying you faz parte da banda sonora do filme Japonês Castle in the sky. A Lulu Koike escolheu esta canção para representar o seu país pela popularidade do filme e por simpatizar com a letra da música. 

É engraçado pensar que não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Todo o mundo gosta de música, cada um com o seu gosto. Que bonito é conhecer costumes, povos, línguas e culturas diferentes através de notas e acordes. 

Fonte da capa: freepik tartila

Artigo Revisto por Daniela Leonardo

AUTORIA

A Catarina tem uma paixão enorme pela escrita e pela criação, estando a licenciar-se em jornalismo na ESCS. Gosta de juntar palavras para contar histórias e estima ver as suas ideias em tinta e papel. Juntou-se à ESCS Magazine para fazer o que mais ama.