You – Obsessão à primeira vista

Fonte: Netflix

“You” é o mais recente fenómeno da Netflix. Todos estamos familiarizados com as séries desta plataforma, que, de um momento para o outro, atingem o seu boom nas redes sociais, como foi o caso de Stranger Things e de Thirteen Reasons Why. Atualmente, toda a gente fala da série do stalker.

Desta vez, a Netflix levou para os ecrãs dos seus assinantes uma adaptação do livro de Caroline Kepnes, também com o título “You”. Assim, a companhia desenvolveu, numa temporada com um total de 10 episódios, o tema da exposição em demasia nas redes sociais e as consequências que tal poderá ter.

Se analisarmos de forma mais atenta, conseguimos entender que toda a nossa vida está nas redes. Seja no Facebook, no Instagram, no Twitter, qualquer uma! Fotografias de locais que visitamos – e até de onde estamos nesse momento –, o sítio onde estudamos, a nossa família, aquilo que nos vem à cabeça. Está tudo à distância de um clique, facilitando ainda mais o facto de não termos as nossas contas no modo privado.

Deste modo, a série visa abrir os olhos a uma geração que partilha demais, sem pensar nos riscos que corre ao fazê-lo. Nunca se sabe quando podemos estar a ser constantemente observados por um Joe Goldberg, a personagem principal da série. É Penn Badgley quem lhe dá vida, ator já conhecido pelo papel de Dan Humphrey na icónica série Gossip Girl. Trata-se do gerente de uma loja de livros, que, ao ver entrar uma cliente, neste caso Guinevere Beck – pelas mãos da atriz Elizabeth Lail –, fica “de queixo caído”. É amor à primeira vista, ou, devo dizer, obsessão à primeira vista?


Fonte: Insider

Apenas sabendo o nome da aspirante a escritora, Joe Goldberg recorre às redes sociais para descobrir o resto. Não foi difícil encontrá-la, pois não há muitas – ou mais nenhumas – Guinevere Beck’s em Nova Iorque. É aqui que o enredo nos assusta: numa questão de minutos, tem acesso a toda a vida desta rapariga, descobrindo até onde ela mora. Facilmente força a entrada na sua vida, levantando as suspeitas dos mais atentos.

Ainda falando em caras conhecidas, “You” também conta com a presença de Shay Mitchell. A famosa Emily Fields de Pretty Little Liars é agora Peach Salinger, uma das melhores amigas de Beck, que, como seria de esperar, fica de pé atrás com o novo interesse amoroso da melhor amiga.  

Há ciúmes, perseguição, segredos, falsidade e manipulação… Tudo digno de uma paixão demasiado fervorosa e, definitivamente, tudo menos saudável. Como é lógico, Beck não faz ideia de que Joe sabe tudo sobre a sua vida. Ao longo dos episódios, vemos todas as linhas que está disposto a cruzar para, da forma mais positiva possível e de acordo com o seu pensamento deturpado, conquistar a mulher dos seus sonhos.

“You” encaixa na categoria drama e suspense. A série, que estreou dia 9 de setembro de 2018, já foi renovada para a 2ª temporada, apesar de ainda não sabermos a data de regresso. Termina com um chamado cliffhanger – aquele último detalhe que nos deixa sem respostas e a desejar imediatamente a próxima temporada.

Aconselho-te a veres esta série: é curta e entretém bastante, mas vai deixar-te a pensar. Não te garanto que, no fim, não queiras apagar algumas coisas que já publicaste ou até tornar as tuas contas privadas.

Deixo-te com o trailer, apesar de, na minha opinião, não retratar da melhor forma aquilo que é verdadeiramente a série:

https://www.youtube.com/watch?v=cKOhno0IMpA

Corrigido por Lurdes Pereira

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *