Agenda Cultural – Outubro

Estão a ver aquele pôr do sol que maravilha qualquer um, deixando governar nos céus tons de laranja?

Esse pôr do sol é Outubro, com aquela réstia de dias quentes e, ao mesmo tempo, no qual vemos a temperatura a baixar e os dias a tornarem-se cada vez mais curtos, encurtando-se também o nosso tempo livre. No entanto, por mais curtos que se tornem os dias, as noites prolongam-se, e é cada vez mais altura de aproveitar em Lisboa.

Já na primeira semana do mês, de mãos dadas com o feriado da Implantação da República, vem também o primeiro aniversário do MAAT. Podemos contar com três exposições e com a inauguração de “Quote/Unquote. Entre apropriação e diálogo” – uma exposição coletiva de arte contemporânea da coleção da Fundação EDP, que cria entre si, apesar da aparente diferença e desconexão, um diálogo –  e “Bill Fontana/Shadow Soundings” – uma experiência total da cidade de Lisboa através de uma instalação que capta e transmite os sons da ponte e áreas ao redor. O melhor de tudo isto? A entrada é gratuita.

O cinema também terá uma mudança, uma vez que, durante este mês, decorre o  Festival do Cinema Francês. Nesta 18ª edição, de dia 5 a 15 em Lisboa, é certo um cartaz onde não faltam clássicos, cinema independente, comédias e dramas na língua do amor. Para mais informações segue o site oficial: festadocinemafrances.com.

Apesar do D. Maria II ter tido destaque em setembro, há ainda este mês a oportunidade de assistir a Lear, para os apaixonados pela obra de William Shakespeare.

Para os que preferem algo mais “dinâmico” e moderno, vai realizar-se uma Street Art Tour, a 22 de Outubro: a Green Trekkers, por 15€. Este conceito, que se tem afirmado cada vez mais na nossa cidade, não tem público alvo, não se baseia em ver apenas os locais, mas em saber onde são para, talvez, com mais calma e atenção, regressar.

A chave de ouro a fechar este mês é o Festival Amadora BD, a partir de dia 27 e arrastando-se até 12 de Novembro. A iniciativa procura dinamizar a área e incentivar a leitura, com a apreciação de uma forma diferente de arte e a descoberta de novos talentos.

Desde eventos gratuitos a iniciativas pagas, há de tudo neste mês menos testes e exames, por isso, não há desculpas. Aproveita!

Posted in Artes Visuais e Performativas and tagged , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *