Música

10 anos de Almost Visible Orchestra – um álbum de Noiserv

Editado a 7 de outubro de 2013, Almost Visible Orchestra comemora este mês o seu décimo aniversário.

Noiserv – alter-ego de David Santos e projeto musical pelo qual se tem apresentado desde 2005 – há muito que nos mostra que tem um talento nato, não só, mas principalmente, para a música. 

Escrevendo sobre o quotidiano sem clichés, o produtor e multi-instrumentista transporta-nos através das suas canções para uma recorrente oscilação entre o sonho e a realidade.

Neste álbum, mostra-nos temas construídos com várias camadas, muito características de todo o seu trabalho, feitas com melódica, guitarras, metalofones, megafone, caixas de música e até alguns instrumentos de brincar. Mesmo que pareça surreal, para David, tudo aquilo que faça som pode ser utilizado para fazer música!

Capa do álbum Almost Visible Orchestra. Fonte: Noiserv

Do segundo longa-duração do artista lisboeta fazem parte dez temas, entre eles: This Is Maybe The Place Where Trains Are Going To Sleep At Night e I Was Trying To Sleep When Everyone Woke Up, que conta com a participação de Luísa Sobral, Rita Redshoes, Francisca Cortesão e Benjamim.

Atento a todos os detalhes, David Santos fez da capa do seu álbum um puzzle, que surge, também, como metáfora para mostrar o seu conteúdo complexo. Também o título funciona, de certo modo, como um quebra-cabeças, formando uma dedicatória especial com as iniciais de cada palavra. Assim, e pegando em todas as iniciais, formamos a dedicatória  “AVÓ” que dá nome ao álbum A.V.O.

O álbum como um puzzle. Fonte: Noiserv

O nome do álbum, Almost Visible Orchestra, dá também a entender que as canções são de uma “orquestra invisível”, que na verdade é apenas composta por Noiserv, a quem muitos atribuem a alcunha de one-man orchestra – devido às suas performances ao vivo, que são de deixar qualquer um de queixo caído.

Noiserv é um dos músicos mais queridos do público indie português e cativa pela sua simplicidade e humildade, algo que se denota também na sua música. Ao longo destes 18 anos de carreira, já nos mostrou ser um artista inovador, sempre muito atento a todos os detalhes, como podemos ver pela sua discografia e também pelo seu merch, que está disponível tanto no Bandcamp, como nos concertos do artista. Além disso, e aliado à inovação a que tem habituado os seus fãs, é conhecido por, a cada álbum, convidar-nos a descobrir um pouco mais do seu universo.

A.V.O. completa o seu décimo aniversário e fica aqui o convite à audição destes incríveis 30 minutos, tal como à descoberta deste artista. Este álbum, tal como toda a discografia de Noiserv, pode ser ouvido em todas as grandes plataformas digitais, como Spotify e Apple Music. 

Fonte da capa: Sapo 24

Artigo revisto por Inês Moutinho

AUTORIA

+ artigos

Beatriz não vive sem música e tem uma playlist para todas as ocasiões. O seu interesse concentra-se, principalmente, na música independente portuguesa, a qual tem vindo a explorar nos últimos anos e na qual encontra o seu refúgio. A tirar a licenciatura em Publicidade e Marketing espera vir a unir o gosto pela escrita e pela música a estas duas grandes áreas.