Lifestyle

Cozinhar pode ser divertido: descobre como!

Quando me mudei para Lisboa para estudar, vi-me obrigada a aprender a viver e a estar sozinha. Além de ter de abrir mão da companhia constante da minha família (e dos seus abraços reconfortantes depois de um longo dia de escola), tive de aprender a alimentar-me. Os primeiros tempos foram catastróficos nesse sentido – durante uns dias comi apenas cereais e esparguete. Com certeza que não sou a única estudante que fica desmotivada quando se trata de cozinhar, ainda por cima para uma só pessoa! Felizmente, acabei por descobrir alguns truques que me ajudaram a encontrar a diversão em cozinhar e, consequentemente, a implementar uma melhor alimentação. 

Assim sendo, deixo-te aqui algumas dicas de como podes tornar a preparação das tuas refeições numa experiência mais agradável.

Veste uma roupa confortável 

Fonte: Clean Eating Magazine

Quando chego a casa, a primeira coisa que faço é tomar um banho e mudar de roupa para algo confortável – no inverno, visto um pijama aconchegante e umas meias quentinhas. Tendo feito isto, sentir-te-ás mais à vontade e estarás pronto para pôr mãos à obra

Põe a tua playlist favorita a tocar

Fonte: Framboesas

Conecta o teu telemóvel à coluna ou aos auscultadores e põe música a tocar: isto criará um bom ambiente e tornará o ato de cozinhar menos aborrecido ou cansativo, especialmente quando a preparação é mais demorada. 

Eu, pessoalmente, gosto de ouvir pagode quando cozinho porque é um género de música que me deixa com um sorriso na cara e uma inquietação nos pés. Descobre qual é o tipo de música que te motiva: podes escolher uma playlist que inclua músicas alegres ou calmas, dependendo do teu gosto individual. 

Experimenta receitas novas

Fonte: Food 52

Se cozinhares sempre o mesmo, esta tarefa torna-se chata. Sai da tua zona de conforto e escolhe uma receita que nunca tenhas experimentado. Podes encontrar inspiração em livros de receitas ou na internet. Plataformas como o Google, o Pinterest ou o Instagram oferecem milhares de opções – entre elas estará,  provavelmente, alguma que te deixa com água na boca. 

Varia os ingredientes que usas

Fonte: Thrive Global

Muitas vezes, caio na tentação de cozinhar com apenas dois ou três ingredientes, mas a utilização de vários ingredientes diferentes traz as suas vantagens. Primeiramente, uma variedade de comidas contém uma variedade de nutrientes, o que é, extremamente, benéfico para a saúde. Além disso, a utilização de ingredientes diversos torna os atos de cozinhar e de degustar mais interessantes.

Eu faço questão de incluir muitos legumes e verduras na minha dieta. Tenho plena noção do quão vantajoso é para o meu bem-estar e, visto que sou eu quem está a preparar o almoço ou o jantar, posso prepará-los da forma que eu mais gosto! Agora és tu quem tem controlo sobre o que vais ingerir: podes criar e experimentar receitas saudáveis e, incrivelmente, saborosas, a um preço razoável (os restaurantes cobrariam bastante por um prato assim). 

Limpa a tua cozinha

Fonte: Cook´n

Uma cozinha desorganizada e suja não é, certamente, apelativa. A minha dica é: cada vez que terminares de cozinhar e de comer, limpa, imediatamente, o teu espaço! Assim, quando quiseres preparar a tua próxima refeição, a cozinha estará pronta a ser usada. Este é um passo importante porque influencia, consideravelmente, a motivação. 

Cria a tua obra de arte 

Fonte: OiMenu

Um prato cuidadosamente preparado e apresentado pode tornar a tua refeição ainda melhor. A verdade é que as refeições não apelam apenas ao olfato e ao paladar – a visão decide se o prato parece apetitoso ou não. Aqui fica ao teu critério decidir se queres fazer uma colocação mais simples, ou se queres dar asas à criatividade e fazer do teu prato uma deliciosa obra de arte (se gostares do que criaste, podes até partilhar com os teus amigos nas redes sociais).

Desfruta da tua refeição

Fonte: Parade

Agora que o teu prato está finalizado, faz-te a ele! Eu gosto de embelezar a mesa com umas bases bonitas para pratos e umas velas cheirosas. Depois, sento-me à mesa e pratico mindful eating. Em consequência da nossa cultura consumista, comer tornou-se um ato automático – para transformar a nossa relação problemática com a alimentação é essencial comer com consciência. Deste modo, desfrutarás melhor da tua refeição esmeradamente preparada.

Fonte da capa: Recipes News and Features

Artigo revisto por Ana Damázio

AUTORIA

+ artigos

Daniela nasceu nos Estados Unidos, mas cedo se mudou para a ilha da Madeira, onde foi criada. Embarcar para a cidade de Lisboa é um primeiro passo para conquistar o seu sonho de criança: ser uma renomada Jornalista. Ambiciona criar conteúdos para grandes revistas turísticas, porque, para além da escrita, a sua paixão é viajar. São os pequenos prazeres da vida que a movem, e deseja partilhar esse olhar único sobre a vida.