A Equitação em Portugal
Antes de vos falar sobre as diferentes disciplinas ou modalidades, vou vos contar sobre a Feira da Golegã e o que acontece por lá, assim como o que é a Equitação em si.
A Equitação é a arte de montar a cavalo, sendo que, inseridas nesta, existem uma multiplicidade de disciplinas ou modalidades com diversas provas, que fazem deste desporto o maior em termos de prática equídea.
Em Portugal, o desporto é regulado e representado pela Federação Equestre Portuguesa (FEP). Foi fundada a 5 de dezembro de 1927 e engloba diversas associações e clubes hípicos do país. Enquanto órgão regulador deste desporto, faz também parte da Confederação do Desporto de Portugal.
Segundo a FEP, existem cerca de seis disciplinas/modalidades diferentes, sendo estas: Obstáculos, Dressage e Paradressage, Raides, C.C.E. (Curso Completo de Equitação), Atrelagem, Equitação de Trabalho e Horseball. Cada uma destas tem as suas próprias características e provas diferentes, no entanto, irei apenas abordar as que têm maior relevância em Portugal.
A prova de obstáculos é uma competição que põe à prova o conjunto cavalo-cavaleiro através de obstáculos colocados num percurso a ser percorrido por este. Existem três formas de vencer esta prova conforme a sua designação, dito isto, o conjunto cavalo-cavaleiro pode vencer se tiver menos penalizações, o percurso mais rápido ou somar o maior número de pontos. Esta prova prima por demonstrar a atitude do cavalo e a destreza do cavaleiro.
O Dressage e Paradressage é a base de toda a Equitação e as provas desta disciplina têm diferentes níveis de dificuldade, conforme o nível de ensino e aptidão, não só do cavaleiro, mas também do equídeo. Assim, a avaliação passa por observar e atribuir pontuações aos conjuntos realizados com os diferentes andamentos (passo, trote e galope).
Os Raides são uma competição contra-relógio cujo fim é testar, ao mesmo tempo, a velocidade e a resistência do cavalo, em diferentes tipos de solo e quando sujeito a obstáculos naturais. Estas provas dividem-se em fases, tendo cada uma destas normalmente 40km.
As provas do C.C.E. (Concurso Completo de Equitação) são das mais difíceis, pois exigem do cavalo e do cavaleiro experiência em todos os ramos da Equitação, implicando grande velocidade e polivalência do conjunto. É a junção do Ensino, dos Raides e dos saltos de Obstáculos.
Além das provas, a Equitação está presente no nosso país através de diferentes feiras, sendo que a mais conhecida e com maior adesão é a Feira Nacional do Cavalo, que decorre todos os anos na Golegã. Dura dez dias, que acabam normalmente no fim de semana seguinte ao dia de São Martinho.
Durante estes dez dias, além da convivência dos aficionados com os cavaleiros e entre si, ocorrem provas de Saltos e Obstáculos, Atrelagem, Equitação de Trabalho, Dressage e outras provas das outras disciplinas da Equitação.
Espero que este artigo vos ajude a compreender e a conhecer um pouco mais da Equitação em Portugal.
Fonte da capa: Horsemarket.pt
Artigo revisto por Irina Figueiredo
AUTORIA
Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.