A deliciosa tarte sintrense

Vai ter um almoço de família e não sabe que sobremesa levar? Aqui deixo uma sugestão ótima, rápida e simples de fazer para surpreender qualquer um. Para amantes de canela e de doces tradicionais, a confeção desta tarte queijada traz à memória as típicas, e muito conhecidas, queijadinhas de Sintra. Perfeita para partilhar, esta receita é quase como que uma maximização da receita tradicional. A canela e o queijo fresco são a alma desta sobremesa e a quantidade de açúcar pode ser adaptada aos menos gulosos.

Sendo esta uma receita inspirada no meu concelho, nada melhor do que o representar através deste doce de fazer crescer a água na boca e perfeito para acompanhar o café. Mais importante é ainda referir que, além da massa, são necessários apenas cinco ingredientes que se encontram facilmente em qualquer supermercado e que tudo fica terminado em cerca de 50 minutos. Prático e delicioso… tal como os sintrenses!

Fonte:https://www.cozinharsemstress.pt/cozinhar/receitas/tarte-de-sintra/

Ingredientes:

– 1 base de massa quebrada

– 4 gemas

– 200gr de açúcar

– 60gr de farinha

– 2 colheres de sopa de canela (ou a gosto)

– 4 queijos frescos pequenos (ou 2 médios)

Modo de Preparo:

Começar por abrir a massa folhada e colocar numa tarteira antiaderente. Fazer pequenos furos com a ajuda de um garfo. Em seguida, numa tigela, colocar os queijos, as gemas, o açúcar e a farinha. Triturar com o garfo e misturar. Acrescentar a canela e mexer até ficar com uma textura e cor uniformes. Depositar na massa já esticada na tarteira e levar ao forno, sem necessidade de pré-aquecer, a uma temperatura de 180º durante cerca de 40 minutos. Assim que ficar com a superfície dourada e que a massa estiver estaladiça, apenas necessita de arrefecer e está pronta a consumir. 

Et voilá! Em menos de uma hora tem o brilharete preparado!

Artigo revisto por Adriana Alves

Fonte da foto de capa: pinterest.pt (https://www.pinterest.pt/pin/536843218081871181/)

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *