A História do Derby de Manchester
O Derby de Manchester, disputado entre duas equipas históricas de Inglaterra, o Manchester United e o Manchester City, é um embate emocionante e icónico que conta sempre com protagonistas fantásticos. Esse clássico, que remonta a 1881, regista 80 vitórias para o Manchester United e 61 para o Manchester City. Já houve, também, 54 empates entre os dois. O maior goleador desta rivalidade eterna é Wayne Rooney, prestigiada figura dos Red Devils, que tem 11 golos contra os Citizens.
Em termos de títulos, o Manchester United é claramente superior, com oito títulos internacionais e 60 nacionais, enquanto que o Manchester City soma quatro títulos internacionais e 32 títulos nacionais. Os Reds têm também uma massa adepta significativamente maior do que os Blues, sendo considerados, por alguns, o clube com a maior massa adepta no mundo.
Alguns dos melhores jogadores da história do Manchester United incluem, entre outros: Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney (já anteriormente referido), David Beckam, Ryan Giggs e Paul Scholes.
Já no Manchester City atuaram jogadores memoráveis como: Sergio Aguero, David Silva, Vincent Kompany, Kevin De Bruyne, Yaya Touré e Collin Bell.
Alguns jogos marcantes do derby de Manchester:
- Meia-Final da FA Cup 2011/12. Este jogo, que opôs as duas equipas de Manchester, terminou com uma vitória por 1-0 para os Blues, graças a um golo de Yaya Touré. Os Citizens passaram à final desta competição, contra o Stoke City, onde voltaram a ganhar 1-0 com outro golo do médio costa-marfinense.
- Final da FA Cup 2023/24. Esta partida pôs duas equipas muito diferentes frente a frente. De um lado, um Manchester City orientado por Pep Guardiola, uma das melhores equipas da Europa nos últimos anos, que na época 2022/23 conquistou a Champions League, o troféu mais prestigiado do futebol Europeu. Já do outro lado temos um Manchester United fragilizado, que nos últimos anos não tem encontrado grande estabilidade. Apesar de tudo isto, os Red Devils conseguiram levar a melhor e sair vitoriosos sobre os seus rivais.
Fonte da Capa: Deviantart
Artigo revisto por: Leonor Almeida
AUTORIA
Guilherme Lopes é um estudante do primeiro ano de jornalismo na ESCS. Desde cedo apaixonado por desporto, Guilherme joga basquetebol federado desde os 11 anos, agora com 18 vai parar um ano mas planeia ingressar na equipa da ESCS. Para além do basquetebol interessa-se também muito por futebol. Desde pequeno que gosta de escrever sobre os mais diversos assuntos, desde histórias de aventura até textos de opinião. Com este desafio na ESCS Magazine, espera aprender muito e ganhar experiência a escrever, para que possa ser o melhor jornalista possível.