Desporto

A Jornada Europeia dos clubes portugueses

Introdução:

Este artigo tem o intuito de realçar os feitos conseguidos nas competições europeias por parte dos três grandes do futebol português: SL Benfica, Sporting CP e FC Porto.

Aborda-se neste artigo não só a Liga dos Campeões, mas também os playoffs de acesso à mesma, disputados pelo SL Benfica, e a Liga Europa, disputada pelo Sporting.

SL Benfica 

O Benfica iniciou o seu caminho na Champions na terceira pré-eliminatória, frente ao Midtjylland, tendo ganho os dois jogos (7-2); seguiu-se uma vitória frente ao Dínamo de Kyiv para o play-off de acesso à fase de grupos da Champions. Depois destas importantes vitórias, calha ao Benfica um grupo com PSG, Juventus e Maccabi Haifa.

Apesar de estar num grupo difícil, o Benfica demonstrou grande competência e capacidade de fazer frente à Juventus e ao PSG na luta pelos lugares de acesso à seguinte fase. O clube ganhou o primeiro jogo frente ao Maccabi Haifa, ganhou em Turim e na Luz à Juventus, e empatou em casa e fora com o PSG. Já no último jogo do grupo, e com um Benfica já apurado, faltava ainda garantir o primeiro lugar. Assim, num grande jogo, o Benfica ganha por 6-1 ao Maccabi Haifa, em Israel. Isto permitiu ao Benfica ter mais golos fora  do que o PSG, e assim garantir o primeiro lugar do grupo H.

Fonte: Observador

Já nos oitavos-de-final, calhou no sorteio o Club Brugge, com o primeiro jogo a ser disputado na Bélgica. Após uma grande partida, o clube português vem para o jogo da segunda mão a vencer por 2-0, a juntar ao fator de agora jogar em casa. O jogo realiza-se no dia 7 de março.

FC Porto

O FC Porto, por ter sido campeão da Liga Bwin na época passada, teve acesso direto à fase de grupos da Champions, partilhando o grupo com Atlético de Madrid, Club Brugge e Bayer Leverkusen.

Os dois primeiros jogos não correram de feição para o Porto: perdeu 2-1 para o Atlético, e Taremi foi expulso; foi também goleado em casa pelo Brugge (0-4). A partir daqui os resultados melhoraram: o FCP venceu os dois jogos frente ao Leverkusen (2-0 e 3-0); venceu em casa do Brugge por 4-0 e também bateu o Atlético, desta vez no Dragão, por 2-1.

Fonte: Twitter

Após estes resultados, o FC Porto conseguiu também garantir o primeiro lugar do grupo, calhando-lhe no sorteio dos oitavos-de-final o Inter de Milão. O jogo contra os italianos não correu de feição para os azuis e brancos, tendo visto mais uma vez um jogador expulso, desta vez Otávio, e terem perdido por 1-0 em Itália. O jogo da segunda mão será disputado no Dragão e está agendado para 14 de março.

Sporting CP

O Sporting, tal como o FC Porto, também teve acesso direto à fase de grupos da Champions, onde se defrontou com Olympique de Marselha, Eintracht Frankfurt e Tottenham.

Ao contrário dos seus conterrâneos, a fase de grupos não correu bem ao Sporting, apesar de ter ganho ao Eintracht e ao Tottenham nos dois primeiros jogos. Após esses embates, perdeu em Marselha (4-1) e viu Adán expulso. Em casa perdeu por 2-0. Após isto, empatou com o Tottenham em Londres e perdeu em Alvalade com o Eintracht (1-2), não conseguindo ir além do terceiro lugar.

Fonte: DAZN

Com isto, foi rebaixado para a Liga Europa, onde já defrontou o Midtjylland para os dezasseis-avos-de-final da mesma, empatando em casa e vencendo na Dinamarca por 4-0. Nos oitavos, o sorteio ditou que irá enfrentar o Arsenal. O primeiro jogo será em Alvalade a 9 de março e o segundo em Londres a 16 de março.

Conclusão:

Mais uma vez reforço que o objetivo deste artigo é demonstrar os bons resultados desportivos em competições europeias de SL Benfica, Sporting CP e FC Porto, ressaltando também que tanto o Benfica como o Porto ainda não terminaram os seus confrontos nos oitavos-de-final e que por isso os últimos resultados que apresento são temporários.

Fonte de capa: Globo esporte

Artigo revisto por Inês Gonçalves

AUTORIA

+ artigos

Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.