7ª Arte

A ordem cronológica dos filmes da MARVEL Cinematic Universe

Sendo ou não um fã da MARVEL, é certo que já viste um filme deste mundo, mais especificamente da MCU (MARVEL Cinematic Universe). Homem de Ferro, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia… Todos eles já foram vistos pelo menos por uma pessoa que conheces. De facto, todos eles contam uma história diferente (até há certas personagens que têm mais do que um filme sobre a sua história), mas, no final do dia, a interligação que todos têm deixa-nos a pensar naquilo que pode vir a acontecer no próximo lançamento.

Contudo, o engraçado da MCU é que esta tende a ter duas perspectivas. A primeira, talvez a mais conhecida, é a ordem de lançamento. Aqui o que acontece é que todos os filmes (mais aqueles que ainda estão por vir) se dividem por fases. Até aos dias de hoje, temos quatro, e a última ainda está incompleta. Contudo, é difícil perceber a sua cronologia. É possível que um filme da fase quatro ainda tenha pessoas que já não estão vivas num filme da fase três, pois, na cronologia correta, este é mais antigo do que o filme a seguir. Sei que parece confuso, mas este artigo é exatamente para te ajudar a perceber o enredo da história cronologicamente, falando então da segunda perspetiva. Algumas pessoas irão dizer que não é assim que se vêem estes filmes, pois no final (e agora dou um spoiler alert), já mesmo depois de aparecer o genérico, são mostrados clips de um filme que ainda está por vir, deixando sempre o espectador ansiosamente à espera (tenho a dizer que pode demorar mais do que pensam), o que te irá dar um grande spoiler, querendo ou não. A única maneira de não apanhares o que vem a seguir é não vendo, mas isso só te cabe a ti decidir. 

Fonte: DisneyPlus
Legenda: Chris Evans como Capitão América

O primeiro filme da ordem cronológica da MCU é então Captain America: The First Avenger, interpretado por Chris Evans. É aqui que, cronologicamente, começamos a conhecer a realidade da MCU, a aventura e mistério que existe por detrás de grandes nomes. Conhecemos também novas personagens que irão abrir caminho para outros filmes, e a realidade é que acabamos por simpatizar com qualquer pessoa (sem ser os maus da fita, claro). Seguido deste vem Captain Marvel, interpretado por Brie Larson, e, para não nos deixar na mão, são nos dados logo dois filmes do empreendedor bilionário Tony Stark: o grande Homem de Ferro. 

Depois, chega Thor, interpretado por Chris Hemsworth. O Deus do Trovão acaba por roubar o coração de toda a gente pela sua idiotice e charme desajeitado, fazendo qualquer pessoa rir da sua estupidez. Depois deste vem então o primeiro filme com as grandes cabeças de cartaz da MCU: The Avengers. É aqui que os vemos todos a conhecerem-se e a testar limites, sendo este filme um abre-portas para o futuro destes heróis. Contudo, como só um não chega, a produção que vem a seguir é novamente o “rouba corações”. Com o nome Thor: The Dark World, este é o segundo filme da trilogia deste herói. Por fim, para não ficar deixado para trás, segue-se o último filme da também trilogia do Homem de Ferro, Iron Man 3

Fonte: UOL
Legenda: Tom Holland no papel de Homem-Aranha no filme Captain America: Civil War

Captain America: The Winter Soldier é o filme que se segue. Aqui, Bucky Barnes é a personagem dos nossos corações, interpretado por Sebastian Stan. Depois, surgem então os dois filmes dos Guardians of the Galaxy, seguidos um pelo outro. Aqui entra nas nossas vidas Peter Quill, mais conhecido por StarLord, interpretado pelo ator Chris Pratt (já reparam que a MCU só escolhe atores com este nome, certo?). De seguida, temos o segundo filme dos nossos cabeças de cartaz: Avengers: Age of Ultron. Pelo segundo filme consecutivo, temos todos os nossos heróis juntos, devido a um erro que Tony Stark decide fazer. Aqui ainda não nos tinha sido apresentado o super-herói mais pequeno do mundo, Ant-Man – o filme que vem a seguir na cronologia. Interpretado por Paul Rudd, a sua história de vida não vai deixar ninguém indiferente.

Assim, chegamos então ao filme que divide os fãs da MCU: Captain America: Civil War, onde de um lado temos Steve Rogers (Capitão América) e do outro Tony Stark (Homem de Ferro), o que nos leva à derradeira pergunta: serás Team Captain ou Team Iron Man? Eu cá tenho uma resposta, mas não te vou dizer, fico à espera da tua! 

Deste modo, depois de um filme com muitos quebra-cabeças e grupos formados com opiniões muito diferentes, chega-nos o tão querido amigo da vizinhança: Spider-Man: Homecoming. Interpretado por Tom Holland, muitos dizem ser o melhor ator para este papel, pela sua leve estupidez e personalidade muito atrativa. Por fim, o filme seguinte é Black Panther, com o falecido ator Chadwick Boseman, acabando o seu legado de apenas uma maneira: perfeita. 

Fonte: EchoBoomer
Legenda: Frame do filme Avengers: Endgame

Acabo então este artigo com os filmes que me faltam nesta ordem cronológica. Seguido de Black Panther vem Black Widow, interpretado por Scarlett Johansson e que acabou há pouco tempo de sair dos cinemas, onde por fim entendemos a história de vida de Natasha Romanova. Depois, temos Benedict Cumberbatch no papel de Doctor Strange, num filme onde muitas portas se irão abrir para a fase quatro da MCU. É de referir que este filme tem uma das melhores produções em termos de efeitos especiais da MCU, cheio de ação e intriga. Assim, como não há duas sem três, o filme que se segue é Thor: Ragnarok, concluindo então a sua trilogia (até aos dias de hoje). 

Ant-Man and the Wasp fica então em 20.º lugar nesta ordem cronológica. Com a brilhante interpretação de Evangeline Lilly como Hope, mais conhecida por Wasp, neste filme iremos perceber melhor a relação que estas duas personagens decidem desenvolver ao longo das duas produções. Assim, depois deste, os dois filmes produzidos têm os nomes: Avengers: Infinity War e Avengers: Endgame. Como já conseguiram perceber, estes filmes intitulados de Avengers são onde temos todos estes super-heróis reunidos, cada vez com mais personagens dentro deste grupo. Estes dois filmes são seguidos, pois dão continuidade um ao outro, o que nos dá a oportunidade de perceber a história do início ao fim (mesmo que isso nos deixe como farrapos, completamente estendidos no chão, mas isso não é conversa para agora). 

Fonte: DeseretNews
Legenda: Capa do filme Eternals

Contudo, depois destas duas grandes produções, existem mais três filmes: Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings, interpretado por Simu Liu, outro grande filme em termos de produção visual; Eternals, com destaque para elenco para Angelina Jolie; e, por último, mas não menos importante, Spider-man: Far From Home, novamente com o talentoso Tom Holland. Estes três filmes já se inserem na fase quatro da MCU, mas existem ainda muitos outros por lançar com imensas histórias por descobrir. Assim, sugiro que vejas quando tiveres tempo para isso e, se eventualmente não gostares nem da história nem da forma como foram produzidos, aconselho a que vejas outra vez, porque deve ter-te falhado alguma coisa.

Para terminar, deixo-te, então, a lista completa dos filmes (até hoje já disponíveis) por ordem cronológica, para não teres de ler o artigo todo cada vez que quiseres consultar a lista:

  1. Captain America: The First Avenger
  2. Captain Marvel
  3. Iron Man
  4. Iron Man 2
  5. Thor
  6. The Avengers
  7. Thor: The Dark World
  8. Iron Man 3
  9. Captain America: The Winter Soldier
  10. Guardians of the Galaxy
  11. Guardians of the Galaxy Vol.2
  12. Avengers: Age of Ultron
  13. Ant-Man
  14. Captain America: Civil War
  15. Spider-Man: Homecoming
  16. Black Panther
  17. Black Widow
  18. Doctor Strange
  19. Thor: Ragnarok
  20. Ant-Man and the Wasp
  21. Avengers: Infinity War
  22. Avengers: Endgame
  23. Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings
  24. Eternals
  25. Spider-man: Far From Home

Fonte da capa: Small Screen Society

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha