Literatura

Ainda bem que nos perguntam!

O mundo da comunicação é vasto mas há algo comum a todas as áreas: é necessário que os profissionais da área se expressem corretamente e com clareza. Seja em Jornalismo ou em Publicidade. Estes princípios aplicam-se tanto na fala como na escrita. “Ainda bem que me pergunta” é um livro escrito por um jornalista — Daniel Ricardo, fundador da revista Visão falecido em fevereiro deste ano — mas que transmite muito mais do que conhecimentos jornalísticos.

A primeira edição deste livro foi publicada em 2003 mas, com todas as mudanças resultantes do Acordo Ortográfico, tornou-se necessário atualizá-lo e, em 2010, saiu uma nova versão deste que é o primeiro manual de escrita jornalística a ser publicado em Portugal.

O livro é dividido em quatro partes, cada uma com vários pontos essenciais para a correção escrita. Embora alguns dos capítulos sejam especificamente dedicados ao jornalismo, aquilo que é explicado — desde as mudanças decorrentes do Acordo Ortográfico, a regência de verbos e ainda algumas expressões — transcende o universo jornalístico.

Além das mudanças do Acordo Ortográfico, que, convenhamos, são muito úteis, toda a parte III do livro, o “minidicionário de dificuldades”, apresenta um conjunto de indicações muito úteis (regência de verbos, voz passiva, numerais…) para toda a gente — e quem nos dera que mais gente as seguisse.

Avatar

Sofia Costa Lima nasceu em Trancoso, em 1994. Estuda Jornalismo e é apaixonada por escrita. Tem um blog pessoal desde 2009 e publicou dois livros — em 2013 e 2014. Colabora com a Associação Juvenil de Trancoso desde 2013, fazendo parte da equipa responsável pelo Jornal Escrever Trancoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *