Informação

Álvaro Sobrinho suspeito do desvio de quase 500 milhões de euros no caso BESA

O Antigo administrador do Banco Espirito Santo Angola( BESA) é, segundo investigação da revista  Der Spiegel, responsável pelo desvio de 499 milhões de euros.  O buraco no banco Angolano foi determinante para a queda do império do grupo Espirito Santo.

Da documentação a que a revista alemã teve acesso constam extratos bancários e e-mails que indicam diversos movimentos, como um depósito de 277 milhões de dólares em dinheiro de uma conta do BESA, cuja verba seguiu depois para outras empresas ligadas ao empresário Angolano. É, também, referido o levantamento de quase 50 milhões de dólares em numerário de uma companhia controlada por Sobrinho, e o depósito de cerca de metade desse valor, a 17 de Julho de 2012, numa conta da Ocean Private.

O empresário luso-angolano terá ainda recebido mais 182 milhões de dólares através de duas empresas offshore, num total de 499 milhões de euros que teriam sido concedidos pelo BESA a título de empréstimo sem qualquer avaliação de risco de incumprimento.

Desde 2011 que Sobrinho é investigado por desvios de fundos do BESA, que acabariam por influenciar fortemente o colapso do grupo Espirito Santo (GES); o banco angolano, detido na altura pelo GES, teve perdas na ordem dos 5,1 mil milhões de euros no decorrer do ano de 2013. Tais perdas desencadearam uma intervenção do governo português, na altura liderado por Passos Coelho, de forma a, segundo o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, garantir a estabilidade de todo o setor bancário.

Em Portugal, Álvaro Sobrinho detém 29,9% do capital da SAD do Sporting. O empresário foi também proprietário dos jornais I e SOL e é proprietário da Grunberg Portugal, empresa ligada ao setor imobiliário.

AUTORIA

+ artigos

Olá, sou o Luís, tenho 27 anos e nasci em Cascais. Vivo desde, quase sempre, em Sintra e sinto-me um Sintrense de gema.  Adoro cinema - bem, adorar não é a palavra adequada, venerar parece-me um adjetivo mais justo -  e sou também obcecado por política e relações internacionais. Gosto também muito de desporto.