Ana Lua Caiano nomeada para os Music Moves Europe Awards
Ana Lua Caiano está nomeada para os Music Moves Europe Awards, um reconhecimento promovido pela União Europeia que tem como objetivo celebrar os artistas emergentes que representam o “som europeu” do presente e do futuro, reconhecendo o seu talento tanto a nível nacional como internacional.
Mas quem é Ana Lua Caiano?
Ana Lua Caiano é um nome ainda bastante recente no panorama musical nacional. Porém, é certo que já conquistou tanto o público como os palcos, tendo atuado em diversos festivais como o NOS Alive.
A jovem lisboeta de 24 anos cruza, nas suas canções, a música tradicional portuguesa e a música eletrónica, com recurso a loop stations, beat-machines, sintetizadores, percussões, teclados e várias sobreposições de melodias e vozes. Toda uma idiossincrasia inovadora que apresenta sozinha em palco, como se estivesse a atuar no seu quarto, num espaço pequeno – o necessário para colocar os seus instrumentos – e íntimo, onde a magia acontece.
Conta com dois EP’s, Cheguei Tarde a Ontem e Se Dançar É Só Depois, vários singles e videoclipes com uma estética muito curiosa, marcando uma identidade visual muito forte.
O lançamento do seu primeiro álbum está previsto para o primeiro trimestre de 2024.
A nomeação e os prémios…
A cantora portuguesa é uma das 15 personalidades selecionadas, entre as seguintes: Arny Margret (Islândia), Ash Olsen (Noruega), Berry Galazka (Polónia), Bulgarian Cartrader (Bulgária), ClockClock (Alemanha), Fran Vasilić (Croácia), Giift (Dinamarca), Pearly Drops (Finlândia), Ralphie Choo (Espanha), Tramhaus (Países Baixos), Zaho De Sagazan (França), freekind. (Eslovénia), waterbaby (Suécia) e Yunè Pinku (Irlanda).
Os nomeados foram anunciados no Bime Bilbao, um dos showcase festivals nos quais Ana atuou durante a atual tour.
A seleção dos nomeados destes prémios é feita através de um painel de jurados, composto por profissionais da indústria musical de toda a Europa, que selecionam 15 artistas. Entre os nomeados serão selecionados cinco vencedores, recebendo cada um dez mil euros para promoção internacional. Além disso, é também atribuído um prémio de cinco mil euros ao vencedor escolhido pelo público através da votação no site oficial dos prémios.
Para a próxima edição do festival já estão confirmadas as atuações dos portugueses Bateu Matou e, claro, Ana Lua Caiano. Os vencedores serão anunciados no dia 18 de janeiro no festival Eurosonic, em Groningen, nos Países Baixos.
Entre os vencedores deste prémio estão Stromae, Adele, Dua Lipa, Rosalía, Pongo, entre muitos outros.
Aqui fica o convite à descoberta destes prémios e, principalmente, desta artista de “música experimental” portuguesa que se tem revelado de forma surpreendente, deixando qualquer amante de música portuguesa curioso com o seu repertório. O trabalho de Ana Lua Caiano pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.
Fonte da capa: Joana Caiano
Artigo revisto por Julia Gibelli
AUTORIA
Beatriz não vive sem música e tem uma playlist para todas as ocasiões. O seu interesse concentra-se, principalmente, na música independente portuguesa, a qual tem vindo a explorar nos últimos anos e na qual encontra o seu refúgio. A tirar a licenciatura em Publicidade e Marketing espera vir a unir o gosto pela escrita e pela música a estas duas grandes áreas.