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As melhores formas para controlar as emoções negativas

Consegue imaginar quantas emoções é que é possível uma pessoa ter por dia? A verdade é que existem inúmeras emoções e estas tomam conta da nossa mente, de forma inconsciente. Muitas vezes, estes estados provêm de situações complicadas, como é o caso de desilusões, mudanças de estilos de vida, discussões, mágoas, entre outras. Consequentemente, deixamo-nos levar pelas emoções, acabando por perturbar  o nosso bem-estar, em vez de as tentarmos controlar. 

Apesar de ser um desafio, devem ser tidas em conta algumas atitudes e práticas, para conseguir manter a saúde mental e a estabilidade emocional.  

Manter a calma

Apesar de ser bastante clichê, é muito importante saber chegar a um estado de calma. Existem várias técnicas para isto, como fazer uma respiração lenta, tentar descontrair o corpo e apanhar um pouco de ar fresco. 

Analisar antes de reagir

Depois de manter a calma, é importante analisar a situação, para não agir de “cabeça quente” ou de forma precipitada. É melhor parar, pensar e analisar antes de entrar no campo de batalha. Isto trata-se de inteligência emocional. 

Identificar o motivo

Perceber qual é a causa da emoção negativa é o essencial para a conseguir controlar. E, para isto, deve pensar e focar-se na situação que está a ser a causa da instabilidade. Por vezes, desabafar com alguém da nossa inteira confiança faz bem e ajuda neste processo. 

Manter a mente aberta

Este é um excelente truque para ser mais acessível com outros grupos de pessoas e, consequentemente, conseguir comunicar com mais facilidade. A partir daí, sentirá mais facilidade em trocar ideias e soluções para eventuais problemas.

Fonte: bbc.com

Tal como o velho ditado diz: “pensamentos positivos atraem coisas positivas”. Por isso, tentar manter um mindset saudável é importante para assegurar a saúde mental. 

Ser uma pessoa cautelosa e ponderada pode ajudar bastante, de modo a evitar deceções. Assim, é possível avaliar todas as situações e pensar em tudo o que pode resultar das mesmas, quer de positivo, quer de negativo. Manter um sorriso no rosto é meio caminho andado para, ao longo do dia, o humor se manter estável. E provavelmente o mais importante: rodear-se de pessoas boas e importantes, como é o caso da família e amigos, uma vez que estas pessoas nos podem provocar sensações boas e emoções positivas.  

Estas são algumas das práticas que se deve ter em conta para ter uma vida saudável e, consequentemente, um bem-estar emocional e mental. É importante cuidar de nós, de dentro para fora, e nunca esquecer a importância que o pensamento positivo tem na vida de cada pessoa. 

Artigo revisto por Beatriz Campos 

Fonte da foto de capa: bbc.com

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