Artes Visuais e Performativas

But if you stay?

Quem ainda acha que a dança não exalta a história de cada um de nós, nunca dançou. Nunca se atreveu a contar a sua história em cima de um palco ou a dar corpo a uma história por meio de terceiros. Isto foi o que Xiamen Barbosa fez. Uma coreógrafa já com alguns anos de experiência e que, actualmente, dá aulas na Academia de Dança Prof.ª Paula Manso, em Alverca do Ribatejo.

Numa breve introdução, a coreógrafa, emocionada pelo trabalho realizado e ainda mais por celebrar o seu aniversário, confessou que a sua maior inspiração para esta criação foi o facto de voltarmos sempre ao local onde pertencemos e de onde não devíamos sair. “Se amanhã ainda aqui estiveres prometo que te amo para sempre”, uma frase do escritor Pedro Chagas Freitas que é, na opinião da coreógrafa, a grande prova de que na vida os sítios por onde passamos e que nos marcam são os sítios que devemos amar para sempre, mesmo que esses sítios sejam um “alguém”.

“But if you stay?” é uma peça em que espelhos e cadeiras fazem parte dos adereços usados e onde um casaco, vestido por uma das bailarinas, tem uma conotação especial: relaciona-se com o lugar que abandonamos, mas no qual deixamos sempre algo que é nosso. A nossa esperança. A esperança que temos de que o lugar no qual deixamos algo nosso esteja sempre lá para nós e, sobretudo, não seja ocupado.

Antes de deixar o público deliciar-se com esta história de alento, carregada de movimentos de quem verdadeiramente ama a dança, Xiamen deixa-nos ainda a principal mensagem a transmitir, que é dita às bailarinas segundos antes da grande estreia: “não há como fazer um ensaio geral de uma dança… a vida também só se vive uma vez!”

“But if you stay?”, uma peça de Xiamen Barbosa, apresentada dia 17 de Dezembro no auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense.
“But if you stay?”, uma peça de Xiamen Barbosa, apresentada dia 17 de Dezembro no auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *