Música

Sheiks – rock’n’roll à portuguesa

Começaram em 1963, eram quatro, tocavam rock’n’roll e eram conhecidos como os Beatles portugueses. Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, Fernando Chaby e Edmundo Silva eram os Sheiks. Foram uma das bandas de rock português mais famosas na década de 60 e, mesmo que o nome da banda não vos diga nada, conhecem de certeza “Missing You”, o maior hit da banda.

No ano de 1965, ganharam a sétima eliminatória do Concurso Ié-Ié e, no ano seguinte, lançaram o EP que trouxe os conhecidos “Missing You” e “Tell Me Bird”. Ganharam a meia-final do Ié-Ié, mas não foram à final do concurso porque tinham um concerto na Queima das Fitas em Coimbra nesse dia.

Paulo de Carvalho saiu em 1968 e a banda separou-se, mas só até 1979, ano em que a formação original se junta de novo, para lançar um LP – Pintados de Fresco, no qual gravaram os grandes êxitos, ao vivo, num concerto em Madrid. Nos últimos anos, a banda tem-se juntado para concertos casuais, de memória. Paulo de Carvalho e Carlos Mendes continuam activos no mundo da música, mas a banda teve o seu tempo.

Fica para a história da música portuguesa um nome que, embora actualmente não seja imediatamente reconhecido, trouxe muito à produção musical do país. Não era só lá fora que se fazia bom rock’n’roll, e os Sheiks são a prova disso.

Avatar

João Francisco Gomes nasceu em Leiria, a meio da década de 90. Interessa-se por música, sobretudo por fado, música portuguesa, música erudita e música sacra. Gosta de tocar vários instrumentos musicais. Interessa-se por literatura, gosta de escrever e lê quase diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *