Capital

Cafetarias Especiais

É inegável a apreciação que o povo português tem pelo café. Estamos, afinal, no país com o maior número de cafeterias per capita da Europa. E as cafeterias de especialidade são um dos frutos desse amor. Nelas apenas são vendidos cafés que foram produzidos artesanalmente. Houve um zelo extremado para que o produto que chega na sua chávena seja o melhor possível. Desde a plantação até à preparação, passando pela colheita, pela seleção dos grãos, pela exportação e pela torra.

Essas cafeterias que têm crescido e que se têm expandido em Lisboa nos últimos sete anos propõem a todos os ‘coffee lovers’ uma inédita experiência com a segunda bebida mais consumida no mundo. Não apenas os produtos servidos são mais exclusivos e selecionados, mas cada um dos ambientes possui identidade própria.

Então, se gostas de um bom café, de experimentar coisas novas ou até mesmo de locais que fogem ao padrão, aqui estão 6 sugestões de por onde começar essa aventura pelo mundo do café na nossa cidade:

#1 Torra Roasting & Coffee, Alcântara

Fotografia tirada por Amanda Silva

A primeira coisa que notas quando entras na Torra certamente é a falta de um balcão que, nas cafeterias normais, separa os baristas (especialistas em preparar café) dos clientes. Esta ideia surgiu para que fosse criado um espaço mais intimista e livre, onde a experiência vai além dos cafés e da comida excecional.

Todos os que lá entram recebem um convite implícito para relaxarem, se aproximarem dos funcionários e observarem a preparação dos cafés que pediram. As sacas de café, dispostas de forma inusitada entre as mesas, corroboram a sensação de fazermos parte do processo.

Às vezes, o convite para aprender acerca do mundo dos cafés especiais pode até ser explícito. Os donos e os funcionários, todos os dias, convidam os mais interessados a conhecer a torrefação que fica na parte de trás do estabelecimento. Lá, os cafés são guardados, torrados e experimentados –  é uma espécie de laboratório.

#2 Fábrica Coffee Roaster, Chiado

Fonte: Zomato (https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/f%C3%A1brica-coffee-roasters-avenida-da-liberdade-lisboa/photos)

A pioneira nos cafés de especialidade em Portugal não poderia ficar de fora. Hoje em dia, a Fábrica Coffee Roasters está em três moradas diferentes em Lisboa (Chiado, Praça do Comércio e Rossio), em Sintra – com um ‘Coffee Truck’ – e no Porto. Entretanto, é a loja do Chiado que detém o título como a mais diferente e única entre elas.

A influência africana é inegável. Ela provém dos cafés vendidos que são, maioritariamente, do Quénia e da Etiópia – os países onde se compram os melhores cafés do mundo. Nas paredes encontramos pinturas de animais e de componentes desta região. O ambiente espaçoso é repartido com sofás, poltronas, mesas e cadeiras, cada um com a sua própria identidade e estilo. O clima é despojado e estiloso ao mesmo tempo.

Lá são servidas, exclusivamente, comidas de pastelaria: os acompanhamentos ideais para o café se sobressair e ser o centro. Também não é oferecida uma rede Wi-Fi, porque o objetivo principal é a construção de relações através desta bebida tão adorada.

#3 Bloom Coffee Room, Lapa-Estrela

Fonte: TimeOut (https://www.timeout.pt/lisboa/pt/restaurantes/bloom)

Com um estilo mais minimalista e escandinavo, a Bloom Coffee Room é outro exemplo de um local pensado inteiramente para a valorização do café. O ambiente agradável e sóbrio para os olhos certamente instiga os outros sentidos tão importantes, enquanto provas as delícias que lá se encontram.

#4 Benjamin Coffee House, Campo de Ourique

Fonte: NiT (https://www.nit.pt/comida/cafes-e-bares/benjamin-coffee-house-cafetaria-lisboa-nao-vai-querer-sair)

Com as grandes janelas e as várias plantas a decorar o ambiente, esta pequena cafetaria de esquina é convidativa a qualquer um que esteja a passar lá perto. Todo o ambiente foi inspirado nas cafeterias de especialidade australianas. Nelas, a presença de tons claros e de madeira é marcante.

O cheiro de café e de doces está presente assim que entramos, como se estivéssemos em casa. Outros elementos que colaboram para este imaginário são os livros infantis apoiados nas janelas, os aventais pendurados na entrada e as recordações de viagens do dono para a Austrália, que estão penduradas nas paredes e nas prateleiras.

#5 Buna Specialty Coffee Shop, São Bento

Fonte: Zomato (https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/buna-specialty-coffee-shop-pra%C3%A7a-de-espanha-lisboa/photos)

Podemos experimentar os cafés e cervejas artesanais da Buna Specialty Coffee Shop nas suas lojas em São Sebastião ou na Misericórdia. A segunda, principalmente, oferece um espaço com estilo industrial, com o clássico preto e branco, vigas de madeira no teto, um arco de pedra e elementos de couro.

A cafeteria possui, efetivamente, um ar mais informal e moderno. Referências a estrelas e bandas de rock marcam as paredes, juntamente com desenhos lúdicos sobre a extração do café.

#6 Bowls & Bar, São Bento

Fonte: Zomato (https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/bowls-bar-s%C3%A3o-bento-lisboa/photos)

O Bowls & Bar nunca poderia ser caracterizado apenas como um restaurante, quando as parcerias que têm com outras empresas o tornam muito mais que isso. O café servido é da, já citada, Bloom Coffee Room e, na parte da frente da loja, pode-se comprar também flores, plantas e vasos da floricultura Saudade Flores Frescas. De facto, as flores são o elemento principal da decoração muito alegre e colorida.

Já na parte de trás do estabelecimento estão dispostos vários objetos vintage como na sala de uma casa, finalizando o estilo Boho da loja. Todos esses objetos estão, igualmente, disponíveis para a venda. O pequeno-almoço é a especialidade da casa e é servido a qualquer hora do dia, no melhor estilo brunch. Contudo, também há opções para o almoço.

Assim, espero que cada uma destas indicações te tenha ajudado a decidir os destinos das tuas próximas aventuras. Afinal, um bom café não se toma em qualquer lugar, nem de qualquer forma.

Por Amanda Silva
Artigo revisto por: Ana Cardoso
Fonte da capa: Blog “A Nossa Vida”
(https://anossavida.pt/artigos/como-ter-negocio-cafetaria-sucesso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *