Moda e Lifestyle

Cartoon & Anime – As novas obsessões da alta-costura

É verdade que a moda se desafia constantemente, criando regras para as rejeitar de seguida. Todavia, não deixa de ser uma surpresa que o mundo da alta-costura, caracterizado pela sofisticação e elegância, se fosse aliar ao mundo reconfortante dos desenhos animados.

Diversas marcas de alta-costura seguiram um rumo diferente em 2023, incorporando elementos de cartoons e animes nas suas coleções.

Exemplo disso são colaborações como Jimmy Choo x Sailor Moon, Loewe x Howl’s Moving Castle e mesmo as famosas Big Red Boots da marca MSCHF (pronunciada “mischief”). As roupas e acessórios destacam-se pelas cores vibrantes e proporções gigantescas. Parecem fora deste mundo, valorizando aspetos como a fantasia, a imaginação e a nostalgia.

Esta nova onda da moda tem tido uma extrema popularidade entre os jovens que cresceram com animes e desenhos animados. Se há poucos anos os elementos da cultura pop faziam parte de uma subcultura, até bastante criticada e rejeitada pelos padrões dominantes, agora, atingiram o extremo oposto: a elegância da alta-costura.

Jimmy Choo x Sailor Moon

A marca Jimmy Choo lançou em fevereiro a colaboração com o famoso anime dos anos 90: Pretty Guardian Sailor Moon ou A Navegante da Lua, em português.

A colaboração dá-se em honra do 30.º aniversário da série e manga. Conta com calçado e acessórios referentes às personagens principais da série.

Há cinco personagens principais na série de Sailor Moon e cinco botas da Jimmy Choo para cada uma. Há ainda dois pares de botas e malas inspiradas no animal de estimação da personagem principal, a Gata Luna.

Big Red boots

Ainda em fevereiro, a marca MSCHF lançou as Big Red Boots, que se tornaram virais.

Têm uma aparência estranha, mas são o último grito da moda. Segundo os criadores, “as grandes botas vermelhas não são feitas em forma de pé, mas sim em forma de bota.”

Apesar de a fonte da inspiração não estar confirmada, o calçado é muito semelhante ao da personagem de animação Astro Boy.

As botas esgotaram logo que foram lançadas. Algumas celebridades, como Ciara, Iggy Azalea e Wisdom Kaye, já aderiram à tendência.

Fonte: NiT

Segundo a MEGA magazine, “estas botas dizem muito mais sobre o futuro da moda do que o podemos pensar. O seu design incomum veio de uma linha de base de estética virtual e da vida real combinada. Representa a mudança significativa da indústria para a hiper-realidade.

Loewe x Howl’s Moving Castle

Em fevereiro, a marca Loewe lançou a segunda colaboração com o Studio Ghibli, desta vez com o tema do filme Howl’s Moving Castle.

Fonte: ELLE

As cores, os padrões e o adereço dos olhos nas roupas e nos acessórios destacam o cariz infantil e doce desta nova onda da moda.

Não estás convencido? Olha para as passarelas de marcas como a Loewe para perceberes quais as tendências de 2023.

Parece saído de um jogo ou de uma série de animação – mas é real! A temática principal desta nova onda de moda é, por um lado, a nostalgia da infância e, por outro, a crescente conexão entre o mundo real e o virtual, cujas barreiras de separação se dissolvem cada vez mais.

O motivo, segundo a Fashion Magazine, deve-se a uma busca pela Joie de Vivre.

Não estamos exatamente a viver no melhor dos tempos. Como tal, nos últimos anos, o maximalismo tem aumentado, como uma rejeição ao tédio induzido pela pandemia. Agora, à medida que designs reduzidos e moderados estão a regressar à cultura pop, o súbito desejo de se vestir como um personagem de desenho animado simboliza uma busca pela Joie de Vivre.” –Fashion Magazine

Será que esta tendência veio para ficar?

Foto de capa: Preview | Jimmy Choo

Artigo revisto por Inês Gomes

AUTORIA

+ artigos

Uma vida sem arte e literatura seria impensável para Catarina. A aspirante a jornalista vê na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para ouvir novas histórias e conhecer diferentes perspetivas. É sonhadora por natureza, mente aberta por convicção, e encontra-se atualmente a fazer de tudo para não acabar num trabalho de escritório.