Celery Juice… valerá a pena?
É provável que já tenhas ouvido falar do celery juice, sumo de aipo em português. Dito assim não é tão apelativo, eu sei. Mas acredita que sim… é tão mau quanto parece. Quando digo “mau” não me refiro a fazer-te mal à saúde, até porque tem bastantes benefícios. É mau no sentido de ter um sabor desagradável, pelo menos no início.
Testei o celery juice durante quase duas semanas. Tinha de beber de manhã, em jejum, e só tomava o pequeno-almoço pelo menos meia hora depois. Já fazia parte da rotina. Acordar cedo, lavar e cortar o aipo, triturar no liquidificador, coar, e beber o sumo. O truque para beberes mais rápido é usares uma palhinha, de preferência de metal.
Não sei dizer ao certo se realmente me trouxe benefícios, no entanto posso dizer que me sentia muito melhor durante o dia sempre que tomava o celery juice pela manhã. Não sei até que ponto não seria algo psicológico, mas acho que mesmo que fosse, se me fazia sentir bem, então já era um benefício.
Mas qual foi o meu objetivo quando comecei a tomar este sumo? Depois de alguma pesquisa percebi que os seus benefícios são muitos. Desde a melhoria da saúde intestinal, promovendo um menor inchaço, à redução da celulite. Para mim os que mais se destacaram foram a forma como ajuda a manter a pele saudável, a prevenir enxaquecas e a melhorar o humor. Se pensarmos bem, as três acabam por estar ligadas. Se acordar com a pele bonita e hidratada ou se passar um dia sem dores de cabeça ou enxaquecas é normal que me sinta melhor e que, consequentemente, esteja de bom humor. Se realmente estes benefícios são verdade não sei, até porque penso que duas semanas de teste seja pouco. Acredito, sim, que se tivesse continuado com esta rotina iria ver resultados. Porque uma coisa é certa: andava com mais energia e positividade!
Relativamente à receita deste sumo… é muito fácil! Só precisas de uma centrifugadora ou de um liquidificador. No primeiro caso tens o trabalho facilitado: é só colocares os talos do aipo um de cada vez e tens o sumo feito. Com o liquidificador – que é o meu caso – é mais trabalhoso: depois de lavares os talos precisas de os cortar em pedaços. De seguida colocá-los dentro do copo do liquidificador e juntar um pouco de água – cerca de 100ml – para ajudar a triturar. Depois de triturado é só coar e está pronto a beber! Um aipo chega para cerca de dois dias e meio. Se preferires, e para não teres tanto trabalho todas as manhãs, podes triturar o aipo todo e reservar no frigorífico para os dois dias seguintes.
Neste vídeo encontras a receita ao detalhe.
O celery juice é daquelas coisas complicadas de nos habituarmos. Nos primeiros dias tem tendência a provocar alguns enjoos. O seu sabor é muito salgado. Se não coarmos bem, não fica bom… No entanto, e na minha opinião, a forma como nos faz sentir sobrepõe-se a todos estes aspetos negativos. E é mesmo uma questão de hábito até acordarmos um dia de manhã e o bebermos sem pensar duas vezes. Vale a pena experimentar! Mal não faz.
Fonte da capa: Goop
Artigo revisto por Catarina Peixe
AUTORIA
É uma alfacinha de gema apaixonada pela sua cidade e, como qualquer outro aspirante a jornalista, com um gosto especial pela escrita e pela leitura. Com 20 anos, Carolina não gosta de planear o futuro nem de viver com as expectativas altas. Rege-se muito pela ideia de que se for para acontecer, acontece, no entanto, sente que é ao jornalismo e à comunicação que a sua vida se vai destinar.
Boa tarde, recebi uma encomenda que não é a minha, gostaria que pudesse informar como posso reclamar, porque já paguei e estes produtos que recibe não são me serve de nada.