Desporto

Cobham: uma fábrica de talento

De época para época, tem sido evidente a evolução dos jogadores formados no Chelsea FC. Todo o processo de desenvolvimento acontece no Cobham Training Centre, a academia do clube londrino. Neste artigo, veremos alguns dos nomes que mais têm dado cartas recentemente.

Fonte: beIN Sports

O primeiro jogador a falar é Tomori, que, atualmente, representa os italianos do AC Milan. O defesa central completou toda a sua formação nos blues, tendo efetuado a sua primeira época como profissional, em 2018/2019, no Derby County, por empréstimo. Nessa época, disputou 55 encontros, conseguindo dois golos e uma assistência. Os bons desempenhos nessa temporada, permitiram-lhe um lugar na equipa principal do Chelsea no ano seguinte, pela qual disputou 27 jogos, apontando dois golos e uma assistência. Tendo perdido o seu lugar na segunda metade da época de 2019/2020, no verão de 2020 foi vendido ao AC Milan, por onde continua. Até ao momento, disputou 47 jogos pelos italianos, apontando dois golos, e tem contribuído de forma exímia para a recuperação que o clube italiano tem demonstrado.

Fonte: The Sun

O próximo é Andreas Christensen, defesa central dinamarquês de 25 anos. O jogador juntou-se ao Chelsea em 2012, aos 16 anos. Desde então, apenas cumpriu duas épocas por empréstimos nos germânicos do Borussia Monchengladbach, em 2015/2016 e 2016/2017, pelo qual disputou 87 jogos, conseguindo sete golos e uma assistência. Após regressar ao Chelsea, sempre fez parte da equipa principal. Até ao momento, tem 151 jogos disputados na equipa principal, contando com dois golos e duas assistências. Além disso, faz parte do núcleo duro dos blues, que conseguiu conquistar a Champions League, a Supertaça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes.

Fonte: Football.London

Reece James é um outro produto da academia do Chelsea. Completou toda a formação no clube de Londres e jogou a primeira época enquanto sénior no Wigan Athletic, no Championship, na época de 2018/2019. Nessa temporada, efetuou um total de 46 jogos, obtendo três golos e três assistências. Na época seguinte, ingressou na equipa principal do Chelsea, na qual conseguiu conquistar a Champions League, sendo titular em grande parte dos jogos. Até hoje, já completou 107 jogos, nos quais conseguiu um total de oito golos e 14 assistências. Percebe-se a importância que tem no jogo ofensivo da equipa, que o liga também às conquista da Supertaça Europeia e do Campeonato do Mundo de Clubes.

Fonte: The Guardian

O próximo craque é Conor Gallagher. Mais um dos jogadores que finalizou a sua formação em Cobham e que depois seguiu o seu caminho por empréstimos, para conseguir ter tempo de jogo e, assim, uma maior margem de evolução. Na época de 2019/2020, disputou o Championship, mas dividiu-se por duas equipas. Na primeira metade da temporada esteve cedido ao Charlon Athletic, pelo qual disputou 26 partidas, agregando seis golos e quatro assistências. Na segunda metade dessa época, viajou até ao País de Gales, emprestado ao Swansea City, tendo disputado 19 jogos, de entre os quais somou sete assistências. Na presente temporada, encontra-se cedido ao Crystal Palace, desta vez na Premier League, onde está a ser uma das figuras não só da equipa, como também da competição. Já disputou 24 jogos, tendo conseguido marcar sete golos e fazer cinco assistências. O atual treinador do Chelsea, Thomas Tuchel, já veio a público dizer que conta com o médio para a próxima temporada.

Fonte: Sky Sports

Declan Rice é mais um dos grandes jogadores formados em Cobham. Começou a sua formação no Chelsea, mas acabou-a no West Ham United, clube que representa atualmente. Pela equipa principal do West Ham já efetuou 179 jogos, marcou nove golos e assistiu nove vezes. Já é capitão de equipa, consolidando-se como uma referência, não só na equipa, como também na Premier League. Adivinha-se que no fim da presente época abandone a equipa londrina e opte por outra na qual consiga competir por títulos.

Fonte: The Pride of  London

Outro grande produto da academia é Mason Mount. O médio ofensivo de 23 anos fez toda a sua formação no Chelsea. Em 2017/2018, foi emprestado à equipa do Vitesse (Países Baixos), pela qual disputou 39 jogos, contribuindo com 14 golos e dez assistências. Na época seguinte, seguiu-se outro empréstimo, mas desta vez ao Derby County, do Championship. Esteve presente em 44 encontros, marcando 11 golos e dando seis assistências. Após essa época, integrou a equipa principal do Chelsea, de onde nunca mais saiu, sendo, de momento, uma das maiores figuras da equipa. Já disputou 141 jogos, aliando 24 golos e 23 assistências. É visto como o futuro capitão da equipa londrina, tendo já no seu palmarés uma Champions League, uma Supertaça Europeia e um Campeonato do Mundo de Clubes.

Como percebemos, o Chelsea adota um modelo de empréstimos para conseguir desenvolver ao máximo a capacidade dos seus jogadores. Com esta boa gestão, é permitido aos jogadores chegarem à equipa principal já com um certo ritmo de jogo e com uma maturidade maior, conseguindo desempenhar as suas funções da melhor forma possível.

Fonte da capa: AFL Architects

Artigo revisto por Andreia Custódio

AUTORIA

+ artigos

Sou amante de futebol desde que me lembro, mas não descarto nenhum desporto. Ambiciono ser Jornalista Desportivo, falando do jogo e quero deixar a minha marca nesse sentido. Gosto de me refugiar em séries e livros, o que me permite adquirir conhecimentos de forma contínua. Para além disso, nunca nego um bom convívio e ver o pôr-do-sol na praia dá-me bastante tranquilidade.