De manhã começa o dia
As nossas queridas manhãs… Para alguns é o momento mais sagrado do dia; para outros, o despertador é o maior inimigo, capaz de interromper sonhos incríveis e de trazer de volta a dura realidade da vida adulta. Para quem faz parte do segundo grupo, este é o artigo ideal para ajudar a enfrentar a batalha diária contra o sono e a preguiça. A verdade é que, embora não seja a solução mágica que se procura, uma rotina matinal eficaz pode ser a chave para começar a encarar os desafios do dia a dia com mais energia e disposição.
Antes de mais, gostava de ressaltar que cada pessoa tem necessidades e preferências próprias. Não vale a pena seguir uma rotina que não funciona para ti só porque a vizinha disse que funciona para ela. É preciso experimentar e encontrar o que melhor se adequa ao corpo e mente de cada um.
A primeira dica é simples: acordar cedo; por mais doloroso que possa ser inicialmente. Não me refiro a uma ida ao ginásio às cinco da manhã – acima de tudo, é importante dormir o suficiente para o corpo poder descansar e recuperar. No entanto, acordar com tempo suficiente para preparar o dia com calma, em vez de acordar em cima da hora e sair a correr como um louco, é uma forma de começar o dia com o pé direito.
A melhor forma de ter uma manhã positiva é estabelecer uma rotina que englobe atividades prazerosas e motivadoras que ajudem a preparar-nos para o dia que está por vir. Pessoalmente, algumas das coisas que me trazem serenidade são praticar yoga e cozinhar. Assim sendo, opto por começar a minha manhã com algumas posturas para acordar o corpo e relaxar a mente, antes de preparar um pequeno-almoço delicioso. Trata-se de um investimento valioso para a saúde física e mental: começar o dia com atividades que trazem alegria e bem-estar pode, por um lado, aumentar a produtividade e criatividade, por outro, diminuir o stress e a ansiedade.
Outra recomendação fundamental: evitar distrações logo pela manhã! O mau hábito de verificar o telemóvel imediatamente depois de acordar é muito comum. O ideal é reservares um momento para ti, sem interferências externas. Se for absolutamente necessário consultar o telemóvel, torna-se importante estabelecer limites de tempo e, sobretudo, fazê-lo apenas depois de cumprir as restantes atividades estabelecidas.
E por falar em atividades matinais, pessoalmente, divido-as em três categorias: o corpo, a mente e a alma. O bem-estar envolve mais do que apenas fazer exercício – é importante dirigir, também, atenção à saúde mental e espiritual. Exatamente por isso recomenda-se a criação de hábitos que cubram estas três áreas. Por exemplo, uma atividade para o corpo poderia ser uma caminhada ou um treino de musculação; para a mente, fazer meditação ou ler um livro; já para o espírito, uma prática religiosa ou, simplesmente, um momento de gratidão.
Por fim, é importante destacar que uma rotina matinal eficaz não precisa de ser rígida ou complicada (nem deve). O segredo é encontrar um equilíbrio entre ser disciplinado e simultaneamente flexível, de forma a ajustar a rotina às nossas necessidades individuais. E claro, não nos sentimos culpados por falhar um dia ou por não conseguir seguir a rotina à risca. No final de contas, não importa se tens uma hora ou quinze minutos – o que importa, realmente, é que priorizes o teu bem-estar e que comeces o dia de forma consciente!
Fonte da capa: Pexels
Artigo revisto por Beatriz Cardoso
AUTORIA
Daniela nasceu nos Estados Unidos, mas cedo se mudou para a ilha da Madeira, onde foi criada. Embarcar para a cidade de Lisboa é um primeiro passo para conquistar o seu sonho de criança: ser uma renomada Jornalista. Ambiciona criar conteúdos para grandes revistas turísticas, porque, para além da escrita, a sua paixão é viajar. São os pequenos prazeres da vida que a movem, e deseja partilhar esse olhar único sobre a vida.