Literatura

Dia Mundial do Livro

Começo a acreditar que existe um dia reservado no calendário para o que quer que seja: chocolate, música, cinema, teatro, pijamas… e livros! Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
O Dia Mundial do Livro foi estabelecido em 1995, numa Conferência Geral da UNESCO, e a data foi escolhida pois foi a 23 de Abril de 1616 que faleceram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Veja.
Neste dia muitas livrarias aproveitam para fazer promoções e as bibliotecas, um pouco por todo o lado, organizam actividades. Se és daqueles que gostam de comemorar os dias de tudo e mais alguma coisa, fica a saber o que é que Lisboa tem para te oferecer neste dia!
A iniciativa chama-se “Ler em Todo o Lado” e decorre ao longo de todo o mês de Abril, com especial incidência para o dia de hoje:

Exposição “As Palavras Não cabem nos Livros”, da Escola António Arroio, no Mercado de Campo de Ourique. — a exposição pode ser visitada até dia 30 e inclui trabalhos de serigrafia, fotografia, desenho e colagem feitos pelos alunos de Design de Comunicação.
Tertúlia “Ler no Chiado”, na Bertrand do Chiado. — moderada por Anabela Mota Ribeiro, a tertúlia, a realizar entre a 18h30 e as 19h30, terá ainda a presença de Ana Cássia Rebelo, André E. Teodósio e Sampaio da Nóvoa.
Iniciativa “Um Livro Num Dia”, da Chiado Editora, na Avenida da Liberdade. — se gostam de escrever e têm um conto que gostavam de ver publicado, este é o vosso dia! A Chiado Editora vai ter um escritório móvel na Av. Da Liberdade a partir das 9 da manhã, onde podem entregar o vosso conto para uma edição especial, editada de raiz, do livro “Um livro num dia”. Os presentes podem ainda acompanhar todo o processo de publicação de uma obra literária. O livro em questão segue para a gráfica às 15h e será distribuído gratuitamente a partir das 18h.
“Há Música na Bulhosa”, na Livraria Bulhosa em Entrecampos. — Paulo Sanches vai interpretar através da música, entre as 18h e as 19h, Fernando Pessoa e os seus heterónimos.

Com tanta diversidade, ainda vais ficar em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *