Negócio entre gigantes provoca uma revolução no meio do entretenimento. Disney assinala compra como um “momento histórico” para a empresa. Intenção é competir com a Netflix no serviço de Streaming.
Após a aprovação de reguladores de vários países, em destaque o “sinal verde” do regulador norte-americano, a Disney oficializou a compra da 21st Century Fox, até aqui detida pelo magnata australiano Robert Murdoch. Contudo, Murdoch consegue deixar de fora do negócio a Fox News e a Fox Sports1 e manter esses dois importantes ativos. A compra está avaliada em 61 mil milhões de euros e a Disney consegue adquirir parte do ativo da rival Fox, como os direitos da série Os Simpsons. De destacar que a Disney passa a deter também os canais Fx, o estúdio de cinema da Fox e o National Geographic. Segundo Bob Iger, diretor executivo da empresa, a compra vai “permitir uma combinação da riqueza do conteúdo criativo e do talento da Disney e da 21st Century Fox e cria uma empresa de entretenimento global proeminente, bem posicionada para liderar numa era incrivelmente dinâmica e transformadora”, assinalando também “um momento histórico para a empresa”.
De acordo com análises de especialistas, o negócio pode levar ao corte de 4 mil empregos, apesar da confirmação de que mais 15 mil trabalhadores da Fox serão integrados na Disney e da transição de 7 mil trabalhadores da Fox para a recém-formada Fox Corporation detida por Robert Murdoch. A aquisição da Disney faz parte do seu ambicioso plano de domínio do entretenimento e é a compra mais importante do grupo. É de recordar que a empresa tinha adquirido anteriormente o “universo” Star wars. A compra significa que a Disney vai ter direitos sobre filmes como Deadpool, Avatar e X-Men, que têm sequelas prevista para os próximos anos. Os acionistas da Fox vão receber 33 euros por ação.
Com este negócio, a Walt Disney passa a deter a maioria do capital da plataforma de Sreaming Hulu, cerca de 60%. Contudo, a intenção da gigante do entretenimento é lançar a Disney Plus de forma a poder concorrer, no serviço de streaming, com a Netflix. A aquisição de parte do negócio da Fox é vista como essencial para o reforço de conteúdos de entretenimento de forma a dar ao possível comprador um serviço variado na plataforma a criar. Este negócio é mais um sinal de que o mercado do entretenimento está em clara mudança. A luta no setor é cada vez mais intensa e o espaço para os pequenos grupos diminuiu. O confronto entre pesos pesados como a Disney, Netflix, Amazon ou HBO indica que o mercado do entretenimento, em especial a televisão e o cinema, caminha para uma monopolização do serviço de streaming na criação de conteúdos artísticos.
Fotografia “thumbnail”: Fonte: Variety.com
Artigo revisto por: Liliana Pedro