Música

Ensino Articulado de Música em Portugal: Oportunidades e Preconceitos

Já ouviste falar no Ensino Articulado de Música? Este tipo de ensino começou a ser um tópico cada mais recorrente, por exemplo, nos programas da RTP1 The Voice Portugal e The Voice Kids

Em 2022, Gustavo Reinas foi o grande vencedor da décima edição do The Voice Portugal. Na fase de Provas Cegas, interpretou o tema Passeio dos Prodígios, de Jorge Palma, e virou quatro cadeiras, tendo escolhido a equipa de Marisa Liz. Durante a sua apresentação, Gustavo referiu que parte da sua aprendizagem foi realizada no Ensino Articulado de Música:

“Eu fiz dois graus de piano com o Articulado de Música da minha escola”

Na final, interpretou Rosa Sangue, um tema da sua mentora Marisa, e esteve, tal como nas Provas Cegas, acompanhado ao piano.

Além de Gustavo Reinas, o The Voice Kids 2022 também contou com a presença de outros concorrentes a representar este tipo de ensino.

Tomás Barateiro, que toca guitarra desde os seis anos e frequenta o Ensino Articulado no Orfeão de Leiria, cantou e acompanhou à guitarra a canção Paraíso, de Diogo Piçarra, na fase de Provas Cegas.

Por outro lado, a concorrente Margarida Oliveira, que no sexto ano foi para o Ensino Articulado no Conservatório de Fátima, interpretou a canção When I Look At You, de Miley Cyrus, também nas Provas Cegas nessa mesma edição do programa.

O Ensino Articulado de Música é um tipo de ensino que permite conjugar as disciplinas do ensino regular com as componentes do ensino de Música. Os alunos ficam dispensados de certas disciplinas do ensino regular, dependendo da escola que frequentam. 

Normalmente, ingressam gratuitamente, quando vão iniciar o quinto ano de escolaridade. No entanto, para a sua admissão, são prestadas provas de seleção na Escola Artística que foi selecionada para o Ensino Articulado. Mediante os resultados e as vagas disponíveis, são, assim, selecionados os alunos. Os mesmos podem escolher os instrumentos que gostariam de estudar, dependendo sempre das vagas em cada escola. Assim, no Ensino Articulado são lecionadas as seguintes disciplinas: Instrumento, Formação Musical, Classe de Conjunto e Coro.

De forma a ter outra perspetiva de como funciona o Ensino Articulado na vida de uma estudante, entrevistei uma aluna que estuda numa escola básica do ensino regular (quinto ano) e que também estuda violino na disciplina de Instrumento no Ensino Articulado de Música na Escola das Artes do Alentejo Litoral (primeiro grau).

Violinista do Ensino Articulado a tocar na Orquestra Bravo
Fonte: Facebook da EAAL

P: Conta-me como foi evoluindo a tua relação com o violino.

R: “No início, era mais difícil. Eu estava sempre a treinar para conseguir aprender a tocar as músicas que o professor tocava nas aulas. Depois a dificuldade foi aumentando, mas a frustração diminuiu, porque eu ia-me adiantando na sebenta, ou seja, quando já sabia tocar uma música, começava a tentar aprender a seguinte.” 

P: Quem são as pessoas que sentes que te dão mais apoio?

R: “A minha mãe, porque ela repara quando eu toco algo mal e diz-me para não desistir, e, quando consigo tocar bem, ela fica muito contente por mim. O resto da minha família também me apoia e fica feliz. O meu professor de violino explica-me o que eu não percebo até eu conseguir entender, e também me ajuda a não desistir e elogia-me.”

P: Já sentiste algum tipo de preconceito?

R: “Sim. Gozavam muito comigo na escola primária, mas, agora que eu entrei (no ensino articulado), gozam um pouco menos. Todos os meus antigos colegas diziam que eu cantava mal e que eu não devia ir para o articulado. Diziam-me isso quando eu estava sozinha, e eu ficava triste e chorava. Isso fez-me ter medo de ir para o ensino articulado.

Na escola básica, também gozam comigo, quando eu toco no recreio, e fazem-me sentir vergonha. Mas, mesmo com o que dizem de mal, eu não quero desistir porque eu adoro Música.”

P: Que oportunidades surgiram ao longo do curso?

R: “Ser convidada para fazer parte de uma orquestra fora da escola, a Orquestra Bravo, e dar concertos em vários eventos. Aos sábados de manhã, de 15 em 15 dias, temos três horas de ensaio.”

P: Em três palavras, como descreverias o Ensino Articulado de Música na Escola das Artes do Alentejo Litoral?

R: “Divertido, trabalhoso e difícil.”

Orquestra Bravo, no 15º aniversário da EAAL
Fonte: Facebook da EEAL

O Ensino Articulado de Música exige trabalho, dedicação e paixão dos alunos, mas também traz grandes oportunidades para quem pretende entrar no mundo da Música. No entanto, ainda existe muita falta de informação relativamente a este ensino, tal como o preconceito associado, e as situações de discriminação que são ainda uma realidade.

Fonte da capa: RTP

Artigo revisto por Natacha Mexia

AUTORIA

+ artigos

Mariana Pinela tem 21 anos e já passou pela Psicologia, estando, de momento, a estudar Publicidade e Marketing. A música sempre foi a sua paixão, e, mais tarde, surgiu a escrita para completar. Agora está a realizar um dos seus maiores sonhos na ESCS, escrever sobre música numa revista. Sempre pronta para novos desafios, Mariana não tem limites para os sonhos na ESCS Magazine. Utiliza a música e a escrita como ar para respirar num mundo tão sufocante, e, assim, abraça esta nova oportunidade como algo único e mágico.