Moda e Lifestyle

Faz do Dia Internacional da Família um sábado bem passado

Família. Para alguns é apenas uma simples palavra que significa um conjunto de pessoas com ligações biológicas, mas para outros carrega todo o poder da palavra “união”. Quer seja de sangue, quer não seja, todos nós temos um grupo de pessoas a quem chamamos família, a quem pedimos ajuda nos momentos mais escuros da nossa vida e que sentimos a necessidade de proteger contra tudo e contra todos. São essas as pessoas que fazem do nosso lar nosso, que nos permitem sermos nós mesmos ao pé deles e todos os dias servem para os celebrarmos, mas o dia 15 de maio ficou estipulado como o Dia Internacional da Família e neste dia as comemorações são mais especiais.

De acordo com a Assembleia Geral da ONU, que proclamou este dia em 1993, estas celebrações servem para relembrar as pessoas da importância que a família tem na estrutura do núcleo familiar e na educação das mesmas, assim como reforçar as mensagens de respeito e de compreensão necessárias para a boa relação de todos. Assim, o artigo que te trago hoje contém várias atividades que podes fazer com a tua família, quer sejam apenas duas pessoas, quer sejam sete. A minha intenção é proporcionar-te a ti e aos teus uma manhã/tarde onde podem ser apenas uma família feliz, longe de todas as confusões.

1. Ir ao Cinema 

Fonte: Comunidade, Cultura e Arte

Com os cinemas finalmente abertos, ir ver um filme longe das mantas e das almofadas do nosso já tão usado sofá é uma ótima ideia para se fazer em família. Os horários de abertura e de fecho dependem do cinema que escolheres, mas os filmes em exibição são os mesmos em todo o lado. Se estão mais inclinados para ver um drama, aconselho “The Father”, um filme com a duração de 97 minutos onde a personagem principal é Anthony Hopkins, vencedor do prémio Melhor Ator dos Óscares 2021. Por outro lado, se as crianças são mais do que os adultos e querem fazê-las felizes, “Tom and Jerry” já está em exibição e conta com as vozes de Sara Matos, Manuel Marques e Pedro Sousa. Mas atenção: as pipocas e os sumos ainda não são servidos, então espreita a próxima atividade que te trago para ires já de barriga cheia!

2. Fazer um piquenique

Fonte: Time Out Lisboa

Agora com as restrições levantadas, escolher um sítio para se comer ao ar livre devia ser a nossa única preocupação. Com o calor a chegar, um piquenique com as crianças ou apenas entre casal é uma excelente ideia para passar a hora do almoço, especialmente nestes dias mais especiais. O jardim da Cerca da Graça é uma das opções possíveis, já que conta com quase dois hectares, sendo isto uma mais-valia para o distanciamento social. Este jardim tem três miradouros e ainda um parque infantil para os mais pequenos, o que deixa a possibilidade de se passar uma tarde bem passada. Ainda assim, uma outra opção é o Jardim das Ondas. Se nunca ouviste falar, este jardim situa-se entre o Oceanário de Lisboa e o Tejo e tem este nome exatamente por replicar o movimento da água no oceano. Agora, por causa da pandemia, existem círculos pintados com tinta não tóxica para incentivar o distanciamento social!

3. Visitar monumentos e museus

Fonte: Pinterest

Uma tarde bem passada também se pode denominar uma tarde de explorações. Os próprios portugueses são mais turistas noutros países do que na sua terra-mãe, então ficar a conhecer os nossos monumentos e museus é uma mais-valia para a nossa sabedoria. Assim, se nunca visitaste o Museu do Traje, já está na hora. Este museu dedica-se inteiramente ao traje português civil e ao traje estrangeiro, desde o século XVIII até aos dias de hoje. Foi inaugurado em 1977 e está instalado no Palácio Angeja-Palmela, em Lisboa, onde existe também o Parque Botânico do Monteiro-Mor. Contudo, se a tua família preferir ir a Sintra e ver algo sem ser o Palácio da Pena (que também aconselho vivamente a visita), o Parque e Palácio de Monserrate é a atividade ideal. A sua construção iniciou-se em 1858 e estende-se por 33 hectares, tendo vários jardins com exemplares de todo o mundo. A famosa cascata artificial também é um grande centro de atenções e, para a conseguirem ter dentro da propriedade, tiveram de desviar um ribeiro para tal efeito. Foi mesmo feito de tudo para os seus visitantes terem a melhor experiência!

4. Passear, passear, passear!

Fonte: Lisboa Secreta

Se quiseres, podes utilizar as referências em cima como jardins para passear, mas os sítios de que te irei falar agora são visitas obrigatórias! O Miradouro das Amoreiras está até dia 30 de junho com entrada grátis para todas as idades e situa-se no décimo oitavo andar da primeira torre das Amoreiras. Com uma altura de 174 metros acima do nível do mar, a chegada até lá acima é feita pelo elevador que se situa no segundo piso, mas o facto de se conseguir ter uma vista de 360º da cidade de Lisboa compensa todo o esforço. Ainda assim, se preferires algo mais térreo, o Parque Florestal de Monsanto não tem como falhar. Com uma área de 1000 hectares, este parque reside em sete freguesias e inclui inúmeros espaços lúdicos para as mais diversas atividades. Existe ainda o Corredor Verde de Monsanto, que permite acesso direto a quem vem da Baixa de Lisboa ou do Parque Eduardo XII, o que faz com que seja uma ótima caminhada familiar.

Além destes exemplos que te trouxe, as nossas invenções à última hora são sempre as mais especiais. Sê espontâneo com aqueles de quem mais gostas e proporciona-lhes um dia de que eles nunca se vão esquecer. Torna este dia num dia familiar, num feriado de convívio e, acima de tudo, num dia cheio de amor.  

Imagem de capa: iStock

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *