Atualidade

Lula e Bolsonaro disputam a presidência na segunda volta das eleições brasileiras

O ex-presidente Lula da Silva passa em primeiro lugar à segunda volta das eleições presidenciais que ocorreram no último domingo no Brasil. 

Neste domingo, dia 2 de outubro, mais de 120 milhões de brasileiros deslocaram-se às urnas para votar para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. 

Com 99,99% das urnas contabilizadas, Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores, e Jair Bolsonaro, candidato do Partido Liberal, são os eleitos para disputar a presidência na segunda volta, que terá lugar no dia 30 de outubro. Com 48,43% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva segue para a segunda volta à frente de Bolsonaro, que conseguiu 43,2%. 
A lista de candidatos à presidência era composta por Ciro Gomes (PDT), José Maria Eymael (DC), Jair Bolsonaro (PT), Leonardo Péricles (UP), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Material de propaganda de Jair Bolsonaro e Lula da Silva, em Brasília.
Fonte: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Apesar de Lula ter passado à segunda volta das eleições presidenciais em primeiro lugar, o tom do candidato do Partido dos Trabalhadores não foi o de vitória, demonstrando uma certa frustração por ter de ir a uma segunda volta. No entanto, o candidato de 76 anos fez questão de sublinhar no seu discurso da noite eleitoral que nunca ganhou uma eleição na primeira volta e esta é mais uma para disputar até ao fim.

Fonte da capa: Diário de Noticias

Artigo revisto por João Nuno Sousa

AUTORIA

+ artigos

A Beatriz nasceu e cresceu no Algarve e talvez por isso tenha um grande carinho pelo mar. Ingressou em Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social e sempre teve um grande gosto pela escrita e pelo benefício de levar informação a todos. Procura, juntamente com a ESCS Magazine, ter oportunidade de fazer algo que gosta e partilhar informação ao mesmo tempo.