Moda e Lifestyle

As marcas portuguesas que podes (e deves) levar até à tua esplanada favorita

Aquilo por que tanto esperávamos chegou: a abertura das esplanadas. Até às 22:30h nos dias úteis e até às 13h nos fins de semana, já podemos ir beber o apetecível café ou o delicioso sumo de laranja natural ao som dos passarinhos que teimam em não sair das árvores. Já nos podemos sentar à mesa com os nossos amigos (atenção, a maioria das esplanadas só permite até quatro pessoas) e conversar sobre os dias loucos que passámos em casa: a experimentar receitas do Tik Tok ou a fazer exercício físico, porque “este era o ano”. São esses mesmos amigos que nos levam sempre às esplanadas mais “fora da caixa” e com vistas incríveis, como, por exemplo, o Ferroviário ou o Le Chat, ambos em Lisboa. 

Com isto, o artigo que vos trago hoje é sobre aqueles bens essenciais que não podem faltar numa ida à esplanada. Como sei que cada pessoa é uma pessoa e existem sempre estilos diferentes, dei prioridade a quatro categorias: óculos de sol, casacos, livros e máscaras de proteção (because why not, nesta altura nunca são demais). Acredito que hoje em dia já damos maior valor àquilo que é português, então decidi dar um twist ao artigo e tudo aquilo de que vos falarei será de marcas portuguesas, para podermos apoiar aquilo que é nacional.

Óculos de sol

Fonte: Montagem Inês Policarpo com imagens retiradas dos sites das marcas

Duas marcas portuguesas que produzem óculos de sol são a “Origem” e a “Refleczo. Os criadores da “Origem” decidiram focar-se na utilização do bambu em vez do plástico e desde 2017 que fazem furor. Nas suas etiquetas existem sementes que dão origem a belas flores silvestres que a pessoa que efetuou a compra pode germinar e, assim como a “Refleczo”, os preços variam consoante o modelo escolhido.

A “Refleczo” é, desde 2014, a marca ótica nº1 em Portugal em índice de satisfação na categoria “Marcas Óticas” e conta com inúmeros testemunhos nas redes sociais. É uma loja exclusivamente online, mas tem escritórios no Campo Grande, de onde saem todos os seus produtos. Acreditam fazer o melhor preço/qualidade que se adapte à realidade portuguesa. 

Os óculos presentes na imagem são ambos destas duas marcas portuguesas mencionadas. Do lado esquerdo vê-se o modelo yosemite da marca “Origem”, com o valor de 65 euros; do lado direito o modelo affluence de cor preta da marca “Refleczo”, com o valor de 39 euros. 

Casacos

Fonte: Montagem Inês Policarpo com imagens retiradas dos sites das marcas

Quer seja para um dia mais solarengo, quer para um dia mais arrefecido, um casaco é uma peça essencial numa esplanada. Ora está sol e estamos sem vontade de o vestir, ora está a sombra do chapéu a fazer com que tenhamos arrepios. Para isso, revelo-te duas marcas portuguesas com casacos para o estilo de cada um: “Tema Creations” e “Insane In The Rain. A “Tema Creations” foi criada em 2012 e produz as suas peças de roupa de forma artesanal, o que lhes confere a qualidade que visivelmente têm. As duas irmãs Teresa e Madalena já lançaram mais de 30 coleções online, todas elas exclusivas. Já contam com duas lojas físicas, uma na Nossa Concept e outra na ZIlian Lisboa. 

Contudo, a Insane In The Rain” não fica nada atrás. Com casacos feitos de garrafas velhas e de plástico descartável, recebeu vários prémios que a identificam ainda mais como uma marca portuguesa onde todos devíamos “pôr o olho em cima”. Os seus casacos são todos cheios de cor e de vida. Existem tanto para adultos como para crianças. 

Os casacos presentes na imagem são ambos destas duas marcas portuguesas mencionadas. Do lado esquerdo vê-se o modelo sonhe da marca “Insane In The Rain”, com o valor de 100 libras (ronda os 115 euros); do lado direito o modelo ruth em rosa-claro da marcaTema Creations”, com o valor de 70 euros. 

Livros

Fonte: Montagem Inês Policarpo com as capas dos livros retiradas do site Wook

Apesar de parte das histórias que depois são convertidas nas séries de que mais gostamos serem de língua estrangeira, Portugal tem autores demasiado talentosos para não serem reconhecidos. “Almoço de Domingo, de José Luís Peixoto, foi lançado em março de 2021. Conta a história de uma família ao longo de várias gerações. Também se conhece Portugal desde 1931 até 2021. Intitulado como o seu melhor romance, José Luís Peixoto escreveu uma autobiografia que demonstra ser “sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo”.

Quem também escreveu um livro que dizem ser muito peculiar foi Iris Bravo, autora do best-seller “A Terceira Índia” e agora com um novo livro intitulado de “A Nova Índia”. Este seu novo livro conta a história de uma rapariga que engravida de um homem, sem saber. A protagonista ainda não está completamente divorciada do seu marido. Apesar de ainda ser recente, o livro já conta com críticas muito positivas e esperanças de que este não seja o último da autora.

Ambos os livros estão à venda no site da Wook, onde “Almoço de Domingo” tem o valor de 15 euros e 93 cêntimos e “A Nova Índia” com o valor de 15 euros e 75 cêntimos.

Máscaras de proteção

Fonte: Montagem Inês Policarpo com imagens retiradas dos sites das marcas

Por último, mas não menos importante, trago-te duas marcas portuguesas que fabricam máscaras reutilizáveis para usarmos agora na pandemia: Life Is A Mesh” e “Maskk”. As criadoras de “Life Is A Mesh” são a Sofia Rolo e a Sofia Alves. Ambas sentiam que as empresas não tinham resposta da indústria para apoiar as pequenas coleções ou alternativas de sustentabilidade. Decidiram, então, começar esta aventura em 2018 e desde aí nunca mais pararam. Contam já com inúmeras peças de roupa e, agora com a pandemia, máscaras reutilizáveis mais elegantes do que as ditas “normais”. 

Quem também aproveitou a pandemia para fazer negócio foi a Maskk”, uma marca já bastante conhecida por ser altamente recomendada. Com diferentes tipos de preço e padrões muito alusivos, criaram uma máscara com fio para que fossem mais confortáveis de utilizar. Decidiram fazer três tamanhos: S, M e L. Vendem tanto em separado como em conjunto e muitas das vezes estão em promoção, por isso, passa por lá se quiseres saber mais.

As máscaras presentes na imagem são ambas destas duas marcas portuguesas mencionadas. Do lado esquerdo vê-se o pack de três máscaras da marca “Maskk”, com o valor de 34 euros e 99 cêntimos; do lado direito o modelo da máscara black and white da marca “Life Is A Mesh”, com o valor de 8 euros.

Existem muitas mais marcas portuguesas que merecem a nossa atenção, mas por agora mostro-te estas oito opções para te divertires a apanhares o tão merecido sol ao ar livre, sentado na esplanada com o teu café ou sumo à frente. Cumpre as devidas regras e diverte-te a comprar o que é nacional!

Imagem de capa: Visão Se7e

Artigo revisto por Miguel Tomás

Avatar

Quando era pequena a Inês queria ser decoradora de interiores. Hoje, está a tirar uma licenciatura em Jornalismo. A vida tende a surpreendê-la, mas ela não se deixa surpreender. Curiosa, otimista e sempre disposta a ajudar, a comunicação veio dar uma nova perspetiva à vida de Inês: venha ela de que forma for, será sempre a melhor maneira de estar conectada com o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *