Música

MARO é a grande vencedora do Festival da Canção 2022

Chegou a melhor época do ano para os amantes de música – a época “Eurovisiva” – e, com ela, chega também o Festival da Canção. A final do Festival teve lugar no passado dia 12 de março, e MARO e a canção Saudade, Saudade consagraram-se as grandes vencedoras da noite. Uma escolha por sinal bastante unânime, sendo que a artista conquistou a pontuação máxima, tanto por parte do júri regional como dos votos do público.

MARO, nome artístico de Mariana Secca, licenciou-se no Berklee College of Music, tendo, de seguida, se mudado para Los Angels. Participou em tours de nomes como Jacob Collier e Jessie J. A jovem irá representar Portugal na Eurovisão, em Turim, entre os dias 10 e 14 de maio. 

Vê aqui a atuação que, após ter passado à final, ganhou um coro a acompanhar a vocalista.

Fonte: Youtube

Em segundo lugar, com 14 pontos, ficaram empatadas as canções d’Os Quatro e Meia – Amanhã; do FF – Como É Bom Esperar Alguém; e da Diana Castro – Ginger Ale

Apresentamos a restante pontuação:

Fonte: RTP

A gala contou com uma homenagem às vítimas da guerra que atualmente se vive na Ucrânia, relembrando que foi lá que Portugal venceu pela primeira e única vez a Eurovisão. Também em tom de homenagem, subiram ao palco temas de Tozé Brito, e Armando Gama foi ainda relembrado com carinho. 

Além disso, os convidados musicais deram ainda mais energia a esta noite. A banda Bateu Matou atuou juntamente com as vocalistas Lura, Sara Correia e Blaya e é claro que os vencedores da edição passada do Festival da Canção não podiam ficar de fora! Além de entregarem o troféu a MARO, presentearam-nos também com uma prestação da sua canção vencedora, Love Is on My Side, que lhes valeu o 12.º lugar na Eurovisão 2021, com 153 pontos.

Todas as atuações da final já estão disponíveis no YouTube:

Os Quatro e Meia – Amanhã

Fonte: Youtube

FF – Como É Bom Esperar Alguém

Fonte: Youtube

Diana Castro – Ginger Ale

Fonte: Youtube

Aurea – Why?

Fonte: Youtube

Pongo e Tristany – DÉGRÁ.DÊ

Fonte: Youtube

Milhanas – Corpo de Mulher

Fonte: Youtube

Inês Homem de Melo – Fome de Viagem

Fonte: Youtube

Syro – Ainda nos Temos

Fonte: Youtube

Pepperoni Passion – Código 30

Fonte: Youtube

Fonte da capa: Observador

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Joana sempre teve um olho na música. Desde aulas no conservatório a aprender instrumentos, como baixo, ao YouTube. Não é capaz de estar uma hora sem abrir o Spotify e carregar no play de qualquer playlist de Nu Metal. Bastante ambiciosa, aspira exercer como promotora musical, estando a licenciar-se em Publicidade e Marketing na ESCS.