MET Gala 2022: os looks mais marcantes da noite
No dia 2 de maio, os degraus do Metropolitan Museum of Modern Art em Nova Iorque foram o palco da moda para onde os olhos do mundo se viraram. A primeira segunda-feira de maio é caracterizada pela icónica MET Gala e, depois de dois anos atípicos – em 2020 foi cancelada e em 2021 adiada para setembro –, voltou em todo o seu esplendor com o tema Gilded Glamour.
O tema para este ano, que marcou a abertura da exposição In America: An Anthology of Fashion, foi a época dourada de Nova Iorque. O período que se estende de 1870 a 1890 foi uma altura de prosperidade sem precedentes nos Estados Unidos, de mudanças culturais e industrialização, marcada pela evolução da cidade, as oportunidades abundantes e as festas extravagantes.
A interpretação deste tema foi variada, sendo que alguns levaram a expressão gilded à letra indo vestidos de dourado da cabeça aos pés; outros escolheram usar rendas e transparências em preto; enquanto outros optaram por néons ou corpetes dignos da época. Mas, independentemente das opções, houve alguns mais marcantes do que outros e são esses que destaco de seguida.
Os looks da noite
Indiscutivelmente, o vestido mais falado da noite. Mais uma vez Blake Lively steals the show com este Versace que remete para a Estátua da Liberdade – o vestido, tal com a estátua, sofreu uma alteração de cor. O que era originalmente cobre passou a um azul-claro, criando um efeito deslumbrante.
A modelo fez virar cabeças com a indumentária escolhida. O look total Versace é composto por um jumpsuit de latex e um corpete com um blusão acolchoado por cima, que foi, verdadeiramente, a peça central.
A mais nova do clã Kardashian surpreendeu muitos com a sua escolha peculiar. O vestido de noiva acompanhado por um boné fez levantar questões sobre se se enquadraria no tema ou não. Mas, aparte isso, o look foi muito falado nas redes sociais.
A cantora optou por um vestido Gucci feito inteiramente de materiais reciclados. Billie conseguiu incorporar a sustentabilidade – um dos seus ideais – num vestido digno da época dourada.
Kim Kardashian fez uma escolha ousada e um tanto controversa ao usar um vestido que pertencia a Marilyn Monroe. A Internet ficou dividida sobre se isto seria um tributo digno ou apenas mau gosto. Independentemente das opiniões, o que não se pode negar é que o vestido lhe assenta na perfeição.
E foi mais um ano da gala mais esperada. Com looks memoráveis e outros que desejamos apagar da nossa memória – mas essa é uma das belezas da moda, algo inovador, inesperado, por vezes imprevisível e, independentemente de tudo, inspirador. Agora só resta esperar pela próxima primeira segunda-feira de maio.
Fonte da capa: tendenciasonline
Artigo revisto por João P. Mendes
AUTORIA
Licenciada em Estudos de Cultura e Comunicação e a frequentar o mestrado em Publicidade e Marketing, é na escrita que a Mariana encontra o seu escape. Com um amor à moda desde pequena, a junção desta com o gosto por escrever tornaram a editoria de moda o sítio perfeito para se expressar! A moda, tal como a escrita, tem mais significado do que ao início pode parecer e a Mariana quer explorar essa faceta tão fascinante.