Moda e Lifestyle

MISPLACED: Muito mais que swimwear

Criada por Ana Rodrigues e Carolina Galvão, a Misplaced é uma marca portuguesa de fatos de banho handmade que nasceu durante a pandemia. A vontade de ter uma marca que valorizasse o corpo feminino sem filtros e que realçasse as características únicas de cada mulher foi o que levou estas duas amigas a juntarem-se para criar esta marca cujos principais pilares são a sustentabilidade e a valorização do corpo feminino.

A Sustentabilidade:

Todas as peças da Misplaced são feitas à mão por uma fábrica portuguesa e são 100% sustentáveis. O processo, desde a produção até à entrega ao consumidor, é realizado de uma forma eco-friendly: feito de 78% de poliamidas recicladas, o tecido das peças é regenerado a partir de lixo (como resíduos de redes de pesca ou restos de tecido). Estas são posteriormente enviadas aos compradores de uma forma também sustentável, recorrendo a materiais reciclados.

A Valorização do corpo feminino:

O conceito da Misplaced – que não é literal à tradução da palavra – é sobre ser única e linda de qualquer forma. Porque, assim como muitas das suas consumidoras, Ana e Carolina também estão cansadas da definição de imagens “perfeitas” do corpo feminino, impossíveis de alcançar, que nos provocam inseguranças. Por isso, sentiram a necessidade de pegar no que era considerado “imperfeito”, destacando-o como o elemento que as torna únicas. 

“A Misplaced não quer seguir tendências, tem um flow próprio e importa-se apenas com o facto de quem usa as nossas peças querer sentir-se bem consigo própria, amar o seu corpo e estar confiante.” – diz Ana, criadora da marca.

Para além disso, e por acharem que a indústria da moda contribui de forma negativa para a maneira como as mulheres se percecionam, a Misplaced deu novos significados, mais positivos, aos tamanhos tradicionais: Striking (S), Marvelous (M), Lovely (L) ou Gorgeous (XL). Porque, segundo Carolina, co-criadora da marca, “a beleza não está ligada a um número ou tamanho, apenas à pessoa confiante que veste a peça. Sejam Striking (S), Marvelous (M), Lovely (L) ou Gorgeous (XL), cada uma está numa jornada de aceitação, crescimento e empowerment (e se já lá está, a brilhar de confiança, é um orgulho e inspiração para todos nós).

Fonte: Página de Instagram da @misplacedstore

Depois de uma coleção-teste no verão de 2020, que teve um bom feedback por parte do público, a Misplaced lança agora a sua primeira coleção oficial. Disponível no website da marca desde 19 de março, a coleção é composta por quatro peças: dois tipos de cuecas, um top e um fato de banho – todos disponíveis em duas cores (cor de laranja e azul) e num padrão original criado por Ana, fashion designer e criadora da marca. Um traço que achei particularmente interessante foi o nome atribuído às peças, porque cada uma recebe o nome de uma Deusa Romana, incorporando, assim, o espírito de empowerment feminino: um dos valores basilares da marca.

Se neste verão de 2021 queres um bikini ou um fato de banho handmade, sustentável e que te vai ajudar a sentir mais confiante com o teu corpo, passa pelo website da Misplaced. Também te podes manter a par e juntar a este movimento de body-positivity e de sustentabilidade, regido pelo lema “Somos diferentes, únicas, confiantes e, acima de tudo, somos nós, sem filtros. Somos Misplaced.”, no Instragram e Facebook. 

Imagem de capa: Retirada do Facebook da misplacedstore (https://www.facebook.com/misplacedstore)

Artigo revisto por Inês Pinto