Artes Visuais e Performativas

Musicais adaptados à 7ª Arte

Enquanto há musicais que começaram na 7ª arte e só depois é que chegaram aos maravilhosos palcos da Broadway, muitos outros musicais ficam conhecidos após as suas adaptações chegarem ao grande ecrã.

Como ávida fã de musicais, já vi muitas adaptações que vieram em primeiro dos palcos nova-iorquinos e só depois é que deram entrada nas salas de cinema à volta do mundo. Deixo aqui uma lista de uma das minhas adaptações favoritas de musicais que começaram nos palcos da Broadway

Com o verão a aproximar-se e com a reabertura dos cinemas, vou deixar uma sugestão de um musical de palco que vai estrear no cinema no próximo mês. Lê o artigo até ao fim para saberes qual é!

“Chicago”

Com um filme lançado em 2002, o musical “Chicago” tem mais de 5000 performances desde 15 de novembro de 2008. A produção original estreou a 3 de junho de 1975 e teve um total de 936 performances. O filme teve um orçamento de 40 milhões de dólares e tem como parte do elenco Renée Zellweger, Richard Gere e ainda Queen Latifah. Este é um daqueles musicais de cuja visualização não me canso de repetir. As músicas são cativantes e a história está tão fiel ao musical original que nos dá a sensação de que estamos a ver o musical de palco.

Fonte: https://www.proibidoler.com/wp-content/uploads/2019/05/chicago-2.jpg

“Hairspray”

A produção original de “Hairspray” estreou na Broadway a 15 de agosto de 2002. Esta produção chegou a ganhar oito prémios Tony, incluindo o Tony de Melhor Musical, entre treze indicações. Esta produção original teve mais de 2500 performances e fechou a 4 de janeiro de 2009. Após fechar na Broadway, “Hairspray” teve turnês nacionais e uma produção no West End e tem também uma produção para o grande ecrã de 2007. O filme de 2007 tem como elenco Zac Efron, Nikki Blonsky, Amanda Bynes, e John Travolta. Novamente, este é um musical com músicas cativantes que dá para te meter a mexer com o seu ritmo dos anos 60.

Fonte: https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BZmFhMzFkZTMtNmUxNS00OWQ1LTlhNjMtYzhmNTU4NmUzZDQwXkEyXkFqcGdeQXVyMTkzODUwNzk@._V1_.jpg

“West Side Story”

Todos conhecem a história de Romeu e Julieta e o “West Side Story” é inspirado nessa mesma peça “shakespeariana”. A produção original da Broadway data de 1957 e realizou um pouco mais de 700 performances antes de ir em tour pelos Estados Unidos. Em 1961, este musical ganha uma adaptação ao grande ecrã que foi dirigida por Robert Wise. Esta produção cinematográfica ganhou 10 Oscars, incluindo o Oscar de Melhor Filme. Quase 60 anos depois do lançamento deste filme, este é considerado um clássico por entre os fãs de musicais de cinema. Com coreografias animadas e música que fica na cabeça, é uma boa maneira de começar a gostar de musicais.

Fonte: https://www.juponline.pt/wp-content/uploads/2020/04/west_side_story_-_h_-_2016.jpg

“Phantom of the Opera”

Com 10 produções do musical ao todo, divididas entre os Estados Unidos e o Reino Unido, este musical de 1986 passou para o grande ecrã em 2004. Ao contrário do que se pensa, este musical começou no West End (a Broadway britânica) e a produção britânica atingiu, em 2008, a marca de 9000 performances.

Já quatro anos depois, na Broadway, este tornou-se o espetáculo com o maior tempo de exibição com 10 mil performances nos palcos americanos. O filme tem um elenco de luxo que incluiu Gerard Butler e Miranda Richardson. Para quem gosta de música clássica, este é o musical perfeito para assistir.

Fonte: https://cineaddiction.com/wp-content/uploads/2020/12/The-Phantom-of-the-Opera-Critica-de-Cinema-1.jpg

“In The Heights”

Por fim, temos a minha sugestão que vai chegar aos cinemas agora no mês de junho. “In The Heights” foi um dos primeiros musicais de Lin-Manuel Miranda e conta a história de um bairro de Nova Iorque onde todas as pessoas têm o seu sonho de sair ou de ter uma vida melhor no bairro. O musical original estreou na Broadway em 2008, mas desde 2005 que existia no chamado Off-Broadway. O musical ganhou o Tony Award para Melhor Musical.

O filme era para ter sido lançado em 2020, mas devido à pandemia passou para este ano e estreia nos cinemas portugueses no dia 11 de junho. Com música animada e inspirada nos ritmos latinos, o musical é uma festa completa aos imigrantes que viajaram dos países da América Central e do Sul para os Estados Unidos à procura do típico sonho americano. Junta os teus amigos e deem um pulinho ao cinema para um dos maiores eventos musicais do ano!

Fonte: https://www.theatermania.com/dyn/photos/theatermania/v1finw2400x0y0w1200h607/150856.jpg

Deixo aqui também o trailer do filme para ficarem tão entusiasmados como eu:

https://www.youtube.com/watch?v=u5pTICZ2oeg

Com uma coletânea tão boa de musicais excelentes, não podes deixar de experimentar e de ir ver algum deles nos teus tempos livres. 

Bons filmes!

Artigo revisto por Miguel Tomás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *