Moda e Lifestyle

Não é ok fumar “só” um cigarrinho!

Fonte: Pexels.com

Sabemos que a grande maioria dos jovens em idade estudante acaba por ceder à pressão social do: “Anda lá! É só um cigarrinho.”. No entanto, devias ter a total consciência de que um cigarro que parece inofensivo pode trazer inúmeras consequências.

No passado dia 17 de novembro celebrou-se o dia internacional do não fumador e, por coincidência, o dia internacional do estudante. E, acredita, este não é o match perfeito na tua vida, ainda que aches que aquele cigarro entre as aulas é que te ajuda a relaxar ou a ter inspiração para o trabalho que tens para fazer há mais de duas semanas.

Temos a certeza de que já ouviram inúmeras vezes aquelas palestras educativas sobre os perigos que o ato de fumar traz consigo colados. A nicotina é a responsável pela vontade incessante de fumar. Temos a perfeita noção de que, por mais palestras que oiçam, a “lenga-lenga” do cancro do pulmão não tem sido o suficiente para alertar grande parte dos jovens.

Mas e se te disséssemos que o facto de fumares em idade jovem pode levar ao aparecimento de pelos faciais? Sim, meninas e meninos, muitos de vocês que tanto lutam contra os pelos faciais podem estar a deixar que o seu desenvolvimento seja ainda maior e mais rápido. Já agora! Escusas de culpar a máscara das inúmeras borbulhas que tens. Óbvio que peles acneicas têm tendência para o aparecimento de borbulhas naturalmente, mas os fumadores têm mais suscetibilidade ao aparecimento destas. E aquele biquíni body que pões anualmente na lista de resoluções do ano a seguir? Fumar não te vai ajudar, muito pelo contrário, acaba por prejudicar gravemente a tua condição física, devido à redução da taxa de crescimento dos pulmões, e torna mais difícil a circulação sanguínea, sendo que, quanto menos oxigénio há no teu sangue, menos energia parece que tens!

  Agora quanto ao funcionamento do teu cérebro. Pois é, bad news: se és naturalmente indeciso e tens dificuldade em tomar decisões, ser fumador vai ser mais um obstáculo. Investigadores americanos fizeram diversos exames a cérebros de fumadores adolescentes e concluíram que, quanto maior o vício em nicotina, menos ativo é o córtex pré-frontal. Isto, contado por miúdos, diz-te que, quanto mais fumares, menos ativa é a parte do teu cérebro responsável pela tomada de decisões. (Podes deixar o crush ir embora assim!)

E agora, malta fumadora? Que tal aproveitarem este dia e escreverem na vossa resolução de 2021 “deixar de fumar”? Acreditamos que pode custar, mas se te vires em apuros pede ajuda ao teu médico – é certo que te irá ajudar. Não deixes que um cigarro estrague a tua vida de estudante. Há outras maneiras de te integrares na sociedade e, muito sinceramente, que espécie de amigos são esses que te dão uma coisa com tantos malefícios? Lembra-te sempre: não é ok fumar só um cigarrinho.

Artigo escrito por Alice Lopes

Artigo revisto por Adriana Alves

Fonte da foto de capa: Pexels.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *